Pular para o conteúdo principal

Até quando? Por Alexandre de Souza.



René Descartes é um dos pilares da filosofia moderna, antes dele a única referência era a Igreja, que produzia e controlava o conhecimento. Descartes funda o racionalismo, diz que todos os homens possuem razão, declarando igualdade. E se todos são iguais, por que o homem do século XVII tem que seguir o conhecimento adotado pela Igreja?



Ora, numa sociedade marcada por uma profunda desigualdade social e marcada por uma profunda estratificação nas relações de poder, todos são iguais?



Descartes no século XVII, representa perigo para a Igreja, pois a razão autonomiza o homem, diz que ele é independente. Essa razão libera uma capacidade autônoma, uma capacidade de desligamento da Igreja. O discurso metafísico já não responde mais às necessidades e descobertas do Novo Mundo, expansionista e ultramarino. As lendas, os mitos e contos do mundo feudal ficam para trás, no século XVII há um desencantamento, isso a partir de Descartes, é hora de conquistas, avanços, valorização do homem, o individualismo.



Descartes não era um anticristão, ele era acima de tudo um criacionista, cria um pensamento original, não grego, escolástico, jamais negando a existência de Deus.



A partir do século XVII, o pensamento do homem começa a mudar, não podemos acatar tudo que nos apresentam, devemos racionalizar, analisar, separar, pesquisar, enfim interpretar e buscar a verdade.



Trazendo o nosso pensamento para o tempo presente, até quando o povo se deixará ser comprado em épocas de eleições com promessas enganosas? Levando ao poder homens sem compromisso?



Ora, se o mal político está no poder, foi o povo que o elegeu. Será que o governante é o único culpado de tudo o que está acontecendo? Quem se deixou enganar?



Até quando seu filho ficará sem escola de qualidade? Os seus pais sem remédio, saúde e sem dentes? Até quando não veremos a justiça agir com velocidade em nosso país?



Até quando a criminalidade aumentará a cada dia, devido ao desemprego? Até quando ficaremos reféns em nossa própria casa?



Precisamos mudar nossas atitudes e nossa postura diante de tudo isso e não se render a esmolas, para termos um futuro melhor.



Enfim, até quando?





José Alexandre de Souza, é contabilista e graduado em História-licenciatura pela Universidade Veiga de Almeida, além de colaborador cronista no Blog do Programa Cartão Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.