Pular para o conteúdo principal

Duna em Chamas





Matéria de Vinicius Peixoto.



Dunas são pequenas elevações de areia formadas pelos ventos que vêm do mar. Os ventos carregam a areia fina até que as dunas venham a ser estabilizadas por vegetação.



As dunas costeiras formaram-se durante os últimos 5.000 anos pela interação entre o mar, o vento, a areia e a vegetação. As correntes marítimas litorâneas transportam grandes quantidades de areia. Parte destes grãos são depositados nas praias pelas marés altas. A areia acumulada é transportada pelos ventos dominantes para áreas mais elevadas da praia.



Nas dunas há uma vegetação nativa, composta principalmente por gramíneas e plantas rateiras que desempenham importante papel na formação e fixação das dunas.



São plantas adaptadas às condições ambientais, com extremas quantidades de salinidade, e ao atrito dos grãos e movimentos de areia.



À medida que a vegetação cresce, as dunas ganham volume e altura. Com o passar do tempo, outras plantas colonizam o local, mantendo o equilíbrio ecológico e a estabilidade do cordão de dunas litorâneas. Podemos encontrar neste ambiente, animais adaptados a este habitat, mas, em Cabo Frio os responsáveis pela conservação do Meio Ambiente não estão preocupados com esse patrimônio natural, o desleixo e a falta de compromisso é absurdo! Todos podemos observar a grande quantidade de lixo que é jogado por barraqueiros e turistas, enquanto isso, carros e motos circulam sem coibição pelas Dunas. A Duna Marrom está sendo invadida e degradada e o mais grave: os incêndios que vem ocorrendo constantemente em toda região costeira do município devido à falta de chuvas e ao acúmulo de lixo. Os resultados são catastróficos e nenhuma medida é tomada para a prevenção. Há poucos dias tive a infelicidade de presenciar um incêndio nas Dunas do Parque das Dunas, se não fosse a ação rápida do Corpo de Bombeiros, a área atingida seria muito maior. Conversando com um dos Bombeiros no local, fui informado que foi muita sorte as viaturas de combate ao fogo estarem em Cabo Frio, o que não ocorre com freqüência, devido à quantidade de chamados por toda a Região. Ele também concordou que se uma cabine da Guarda Marítima e Ambiental fosse instalada no Parque das Dunas o primeiro combate poderia ser feito imediatamente no foco e o fogo não se espalharia. O Corpo de Bombeiros não descartou a hipótese de incêndio criminoso, porém, a causa mais provável é a exposição ao Sol do lixo acumulado isso inclui garrafas e cacos de vidro que provocam o efeito lupa, este fenômeno ocorre através da incidência dos raios solares sobre o vidro, o que pode originar chamas.



Vinicius Peixoto é Presidente da Juventude do PMDB – Cabo Frio, Mestre - Auxiliar do Capítulo Rosacruz de Cabo Frio, Vice-Presidente da ONG – Centro de Estudos e Proteção do Meio Ambiente Aquático (CEPMAA), membro da Comissão de Direitos Ambientais e Ecológicos (CDAE) da OAB Cabo Frio e colaborador da União Estadual de Pesca e Aqüicultura do Rio de Janeiro (Uepa-RJ).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.