Pular para o conteúdo principal

CRÔNICA - Censura? Ué a ditadura voltou? Estão tentando nos calar!




Durante a ditadura militar no Brasil, todas as publicações e obras - livros, programas de tv e rádio, eram obrigados a verificação de um grupo de censores. Os critérios eram subjetivos e iam desde os aspectos ideológicos e políticos, até os relacionados a costume. Os censores indicavam os trechos, e muitos casos, a obra toda que não poderia ser divulgada. Assim, algumas obras ficavam desfiguradas e sem sentido. Alguns autores já faziam parte de uma lista negra, como Chico Buarque, e suas músicas eram sistematicamente observadas. Dessa forma, o próprio autor fez músicas com duplo sentido, e outras claramente contra o governo, como Apesar de Você.


As pessoas só poderiam agir de acordo com o que os militares achassem certo, era proibido a liberdade de expressão... só ia pro ar coisas que fossem do interesse deles, qualquer coisa contraria seria censurado... era muito difícil, por isso tanta gente foi exilada... porque não aceitava, e falava o que queria...


Havia um controle rigoroso por parte dos chefes de estado. Tudo que pudesse colocar em risco a reputação moral dos cidadãos da ditadura, era motivo para ações punitivas muito graves. Os meios de comunicação eram controlados pelo Estado, a população não tinha liberdade de expressão para falar o que quisesse em relação à política, por exemplo. Muita gente apanhava por motivos que, hoje em dia, seriam relevantes, já que vivenciamos uma "democracia". Só que, atualmente, há uma ditadura disfarçada de liberdade de expressão. O nosso povo acaba perdendo muito tempo com programações que a meu entender aliena, não educa. Cenas na televisão que ensinam a roubar, matar e prostituir, por exemplo. A gente acha corriqueira e acaba aplaudindo. Para eles que estão no poder, quanto mais novelas e programas desse cunho moral, mais alienada fica a massa. No país da democracia o voto ser obrigatório. Imagine se não fosse, como ficariam os currais eleitorais. A mídia compactua com campanhas eleitorais, manipulando candidatos contra ou a favor da opinião pública. Lembra do Collor, a Globo o representou muito bem.


Em Cabo Frio, não tem sido diferente do levantamento histórico que acabo de fazer, é por isso que eu amo a história, por que ela nos dá o respaldo necessário para abrir o verbo, mostrando toda a lama da corrupção e imoralidade que se arrasta desde as décadas de 60 e 70 até os nossos dias.


Essa imoralidade, pois se tratam de atitudes imorais, tem crescido em larga escala na nossa Cabo Frio e o povo precisa saber de tudo! São retaliações em cima de quem mostra para você cidadão, abertamente e com muita transparência o que está acontecendo na cidade no meio político, empresarial e social.


Cidadãos cabo-frienses, abram os olhos!!! Em Cabo Frio, infelizmente não podemos confiar na imprensa em sua totalidade. Sabem por que? Porque alguns jornais da cidade são ditatoriais e comprados pelo poder e não admitem que sejam afrontados, que a verdade venha para a luz. Da mesma maneira, algumas redes de TV e infelizmente órgãos de representação comercial. Será que toda essa gente recebe portarias do governo municipal? Não podemos crer nisso!


Se não tivesse sujeira debaixo desses tapetes, certamente a população cabo-friense não estaria assistindo as repercussões dos últimos meses e dias, de pessoas compradas e comprometidas com o erro, que outrora eram contra determinadas atitudes, e que hoje compactuam com a imoralidade com a cara mais lavada.


Por que será que as pessoas mudam de atitude e valores da noite para o dia? O que faz pessoas tão moralistas e comprometidas com as causas sociais e políticas mudarem drasticamente? O que aconteceu com os que antes faltavam pouco pegarem Alair Corrêa no colo, que imploravam a Alair ajuda política? Agora Alair, por eles é conhecido como “o candidato derrotado”. Muitos que hoje estão no poder foram colocados lá, pelo ex-prefeito. Será que esqueceram disso? Será que o deputado tem tudo isso filmado e guardado em seus arquivos? Certamente que sim!


Por que será que até professores que hoje atuam na secretaria de educação, nos olham com desdém e nos como se fossemos seres despossuídos de cultura e conhecimento? Desprezando-nos e cuidando das causas educacionais com a maior frieza! Será que estão pensando que ficarão no poder eternamente? Ainda bem que não, como disse Cazuza “O tempo não pára”! E o deles, graças à Deus está acabando. Precisamos formar cidadãos críticos e pensantes e não dominados, esse sim, é o papel da educação!


Todos os dias nós cabo-frienses matamos vários leões e contamos a cada minuto a nossa vitória, queremos deixar bem claro que existe em nossa cidade, uma imprensa tendenciosa, tanto escrita como a falada, comprada pelo poder público e pessoas que acham que tem todo o poder no céu e na terra. Mas dizer também, que existem excelentes profissionais que não tem rabo preso e que continuarão mostrando todas as mazelas existentes na nossa cidade.


Querem nos calar, abafar os profissionais sérios e competentes, mas não conseguirão, pois o povo está observando todas as coisas, e na verdade sabe quem é quem!


Não admitiremos regimes ditatoriais em nossa cidade, e agradecemos à Deus que está nos dando a oportunidade de expressar a verdade com transparência, é por isso que esse blog é um grande sucesso na cidade.


Fica o recado pra vocês, que são comprados e atrelados ao sistema atual. Nunca nos calaremos, fomos levantados por Deus para ajudar a população, o nosso trabalho continua.



José Alexandre de Souza, é contabilista e graduado em História-licenciatura pela Universidade Veiga de Almeida, além de colaborador cronista no Blog do Programa Cartão Vermelho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.