Pular para o conteúdo principal

Políticas Publicas para Juventude. Por Vinicius Peixoto.


É nos jovens que a sociedade deposita as maiores esperanças de vivermos em um mundo melhor no futuro, por outro lado, é também neste segmento, que infelizmente ocorrem com mais freqüência os principais problemas da atualidade.

Entre os jovens estão os maiores índices de uso de álcool, cigarros e drogas. Eles(os jovens) são os maiores causadores e as maiores vítimas de acidentes de trânsito, são também os que mais sofrem com o desemprego e a criminalidade, nesta última, sendo vítimas ou atuando como criminosos.

Esta grande contradição entre a esperança nas novas gerações e a triste realidade das estatísticas, cria a necessidade do poder público e da sociedade civil definirem planos e ações direcionadas a proteger, capacitar e gerar oportunidades aos jovens, afim de mudar estes números. Este conjunto de planejamentos e ações dos governos com o apoio da população são as políticas públicas para a juventude.

Considerar as políticas públicas para a juventude como ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, é um equívoco, pois os jovens podem ser considerados o futuro de todos nós, uma vez que, as ações em benefício dos jovens trazem benefícios a toda comunidade, melhorando a qualidade de vida nas cidades, diminuindo a criminalidade e contribuindo para a economia em geral.

Falar em políticas públicas para a juventude é tratar de desenvolvimento de ações direcionadas em diversas áreas de interesse público. Por exemplo, na área de educação, possibilitando que as escolas, além do conhecimento formal, promovam capacitação e profissionalização aos estudantes.

Outro exemplo são os incentivos ao esporte por meio do apoio aos atletas, construção de centros esportivos e parques. Estas políticas trazem excelentes resultados para a saúde e para a qualidade de vida de toda população atendida.

Além das políticas que atingem as principais áreas do serviço público de uma cidade, como educação, saúde, empregabilidade e cultura. As políticas públicas para a juventude também abrangem assuntos novos de grande relevância como, por exemplo, as políticas de inclusão digital, que beneficiam todas as pessoas interessadas em adquirir conhecimentos sobre informática e internet, qualificando-as para os estudos e mercado de trabalho.

Diante desse quadro, e antes que a realidade dos jovens se torne cada vez mais crítica e apresente conseqüências irreversíveis, é preciso que seja firmado um grande pacto entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a iniciativa privada, organizações não governamentais e a sociedade em geral para elevarmos as políticas públicas para a juventude a um lugar de destaque no debate político, ocupando definitivamente seu espaço no planejamento dos Municípios, Estados e do Governo Federal.

Vale ressaltar, que além de prevenir gastos reparatórios na área de saúde, despesas com segurança pública e perda da qualidade de vida, os custos com o desenvolvimento de políticas púbicas para a juventude, não são gastos e sim um grande investimento no futuro.



Vinicius Peixoto é Presidente da Juventude do PMDB – Cabo Frio, Vice-Presidente da ONG – Centro de Estudos e Proteção do Meio Ambiente Aquático (CEPMAA), membro da Comissão de Direitos Ambientais e Ecológicos (CDAE) da OAB Cabo Frio e colaborador da União Estadual de Pesca e Aqüicultura do Rio de Janeiro (Uepa-RJ), além de cronista colaborador do Blog Cartão Vermelho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.