Pular para o conteúdo principal

Abandono das crianças em Cabo Frio. Por Tadeu Assis.


A imagem dos santos despedaçados, num altar de uma escola pública de Cabo Frio, virou o símbolo da derrota dos professores na luta contra o tráfico de drogas. Invadida várias vezes, a escola já teve salas, pavilhões, corredores e banheiros destruídos e reconstruídos várias vezes. O ginásio de esportes virou uma cracolândia, e os alunos vendem maconha nas salas de aula. No turno da tarde, 25% dos estudantes desistiram de estudar na escola ano passado. Casos como esses são rotina em Cabo Frio. Dados do Ministério Público Estadual indicam que 30% dos alunos das escolas da rede pública, entre 10 e 20 anos, estão envolvidos com o tráfico ou viraram viciados.


“Consiga 05 reais e garanta seu reggae”. A dica é de um menino de aparentes 13 anos de idade para outro da mesma faixa etária, no centro em Cabo |Frio. A quantia: uma pedra de crack vendida no Manoel Correa, invasão que fica na Avenida Teixeira e Souza. O objetivo: conseguir o dinheiro, trocar pela droga e consumir num dos pontos usados pelos meninos de rua no centro e canal, área nobre da cidade.


Os garotos aprendem a montar estratégias para conseguir o dinheiro na escola da vida. A tática mais adotada inclui o maior supermercado na região. É entre as gôndolas do bom preço que os meninos abordam os clientes. “E pedem leite em pó, biscoitos, latas de cereais e até sanduíches prontos. Tudo isso vira droga minutos depois”, conta uma caixa do supermercado, que, por medo de represálias dos meninos, pede para não ser identificada.


Há que se rever nossos erros. A tolerância generalizada às quebras de princípios; a corrupção desenfreada; a idéia que "a guerra está perdida, vamos aceitar o vício" e outras atitudes derrotistas nos levaram até este ponto. Podemos reverter a situação com educação, oferta de tratamento, intolerância social ao uso/abuso - mas isto demanda motivação da população e mudança de métodos dos governantes. Mas mudar como se fecharam uma Secretaria da Criança e do Adolescente onde tinha mais de 10 projetos para diminuir a situação de riscos destas crianças, esta Secretaria virou uma Coordenadoria nula, digo quase nula pois ainda existe um projeto localizado em algum lugar, fazendo qualquer coisa, com qualquer um para terem um discurso demagogo, hipócrita e politicamente correto para dizerem que não estão fazendo nada ou quase nada e o seu Conselho de Direito não é paritário exige absurdos para liberarem subvenções e quando são apresentados todos os documentos não fazem nada em relação a liberação do dinheiro, exemplo este é o Moleque Bom no Jacaré, o que o Conselho mais gosta de fazer é punir os Conselheiros Tutelares, quando tentam resolver por conta própria a situação das crianças pois não encontram apoio nem lugar para levar estes meninos, são punidos por indisciplinas por este mesmo Conselho que não realiza projetos de proteção para estes Conselheiros e para estas crianças.


Ou mudam-se critérios frouxos ou seremos todos vítimas da violência gerada pelas drogas e da desagregação social que começou na cracolândia mas se espalha por Cabo frio e toda a Região. Será este o legado que queremos para nossos filhos e netos?


Que deus proteja estas crianças, porque aqui quem tem a responsabilidade de proteger é omissa.


Tadeu Assis, Representante da Equipe Arca, Técnico em Dependência Química, além de colaborador cronista no Blog do Programa Cartão Vermelho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.