Pular para o conteúdo principal

A semântica do TRE. Por César Pinho.


Caro Álex e todos os leitores deste blogue, gostaria de discutir com cada um essa atuação do TRE-RJ nas questões eleitorais do Estado e em especial de Cabo Frio. Muito me deixou intrigado a declaração do presidente do TRE, desembargador Nametala Jorge por ocasião da cassação da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e seu marido, ex-governador do Rio, Anthony Garotinho. Disse o desembargador: “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”.


Concordo plenamente com a afirmativa do ilustre magistrado, mas resta saber o que os juízes da Corte Eleitoral entendem por lisura. A palavra tem um significado abrangente porém a que melhor atende a sua tradução é honestidade. Mas ainda podemos citar liso, retidão, franqueza, sinceridade, lhaneza (franqueza, sinceridade, lisura, lealdade)


Ora, a língua portuguesa é muito rica, tem suas pérolas e suas singelas palavras. Encontrá-las, muitas vezes, é difícil. Às vezes precisamos fazer um texto rebuscado para impressionar e em outras vezes, precisamos partir para o chulo, para melhor exemplificar nossa idéia.


Vejamos então, a tal lisura antes que enverede por caminhos com vertentes jurídicas, complicadas, da qual completamente leigo sou e inadvertidamente, possa saltar da lisura do texto e cair na lama. Mas, de acordo com os dicionários, aquele que não age com lisura, age com deslisura, é rude, é abrasivo, é hipócrita e tem duas faces.


Vejam que viajar pela língua portuguesa pode ser uma viagem sem volta, a gente pode se perder no caminho. Mas lisura sei muito bem o que é. Como também não sou letrado e portanto não tenho capacidade, reconheço, de discutir a lisura sílaba por sílaba. Mas sabendo reconhecer seu significado e quando falta lisura no dia a dia, acho que, pasme, até no futebol às vezes falta lisura. Não é fantástico isso?!


A lisura a que o presidente do TRE se referiu, acredito, seja a honestidade. Pois bem, ele usou o caso do casal Garotinho para dar exemplo de deslisura. Foi um processo em que a prefeita, agora cassada, se beneficiou de práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário durante a campanha nas eleições de 2008. E como ela obteve mais de 50% dos votos, necessário é uma nova eleição.


Pois bem, o TRE agiu com lisura no caso casal Garotinho, agora fica a expectativa de que os juizes da Corte observem com a máxima lisura o caso de Cabo Frio onde atua um cidadão que se diz prefeito e que se mantém à base de liminares conseguidas a muito suor do povo Cabo-friense. O caso de Campos, como diria sem qualquer semântica, o cidadão comum no meio da rua: é pinto perto do caso de Cabo Frio.


E é mesmo! O cidadão que se diz prefeito amparado por 17 liminares concedidas pelo TRE-RJ, tem cerca de 400 processos eleitorais, entre os quais aquele que ele na maior cara-de-pau, com total desrespeito e desprezo pela lei, tentou comprar o Abilio Cesar do PT em troca de salários, aumento para a mulher, cargos para dez amigos, material de construção e muito mais coisas, onde o Ministério Público Eleitoral flagrou distribuição de cestas básicas a partir de um botequim transformando em comitê eleitoral. Uma vergonha só.


Como cidadão e eleitor aguardo com atenção a atuação do TRE neste caso. Haverá resgate da honra da Justiça ou vamos observar que a afirmativa de lisura do presidente do TRE-RJ, é apenas um caso de semântica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.