Pular para o conteúdo principal

DEU NO BLOG OPINIÃO


É preciso ter um estômago de couro para digerir a quantidade de asneiras perpetradas através da mídia cabo friense sobre o fatídico desabamento do deck da Praia do Forte, onde a Prefeitura - literalmente - deu com os burros n'água.


Começamos o dia tendo de engolir, junto ao café da manhã, o sr. Amaury V. profetizar que o acidente teria sido obra de Deus - afinal, quem manda no mar é ele. Isso me fez lembrar o falecido policial Mariel Mariscot, da Scuderie Le Coq, que dizia que quem matava era Deus - ele só fazia os furinhos.


O dia segue e, lá pela hora do almoço, somos brindados pelo brilhantismo técnico de uma cientista-bióloga-oceanógrafa-meteorologista-repórter, Renata Cristiane, que encerra sua matéria sobre o acontecido afiançando que tudo foi devido ao aquecimento global, que derreteu as calotas polares e fez com que o nível do mar subisse - assim, de uma hora pra outra: mês passado estava tudo geladinho lá na Antártida, mas na semana que passou fez um calorão, derreteu tudo e o que aconteceu aqui foi, provavelmente, um tsunami - notícia a qual fomos poupados certamente por ela não pretender disseminar o pânico na cidade.


Para arrematar, brinda-nos um blog - que só não é homônimo por meu muito protestar contra o uso indevido do nome OPINIÃO - com um show de bom senso, lógica férrea e sensatez à toda prova, zurrando para quem queira ler uma detalhada análise pericial da sequencia de acontecimentos que levaram ao sinistro.


Segundo o mesmo, aqueles que protestaram dizendo que cansaram de avisar e a Prefeitura nada fez não passam de uns néscios (procure no dicionário, amiguinho blogueiro), já que - segundo sua lógica asinina - se o município tivesse feito o que tem por obrigação fazer, a ressaca teria destruído tudo mesmo assim.
É tênue a linha que separa a mais profunda ignorância da má fé, e prefiro acreditar num eventual dolo - afinal o cara é formado, tem diploma - do que em pura e simples deficiência cerebral.


Seria bom deixar bem claro que o deck desabou por causa do impacto das ondas sobre o mesmo e por causa da corrosão na estrutura metálica. E por que as ondas quebraram sobre o mesmo? Porque a faixa de areia foi removida pela ressaca já ocorrida há bastante tempo, semanas e semanas de areias minguadas sem que a Prefeitura tivesse providenciado o óbvio: aterrar, elevar urgentemente o nível da areia.


Dormiram todos, deu preguiça, não fizeram. Ponto.


Mas e a corrosão na estrutura metálica? Afinal, nosso técnico afirmou, com sua perspicácia, que era um absurdo fazer uma estrutura metálica sem o devido revestimento de proteção em área marítima, sujeita à corrosão - no que foi imediatamente endossado pelos puxa sacos de plantão, desejosos de pregar Alair Corrêa numa cruz e declará-lo a razão dos males da humanidade. Afinal, vigas metálicas na areia da praia? Que absurdo!


Já o outro, o rubicundo Obronho, assegura que a culpa é dos prédios, dos quiosques, do calçadão, e por aí vai.


Pois bem: não sou cientista, nem meteorologista, nem oceanógrafo e muito menos entendo de ferro como os já citados - e longe de mim posar de teólogo ou profeta para culpar Deus por tudo - mas mesmo assim atrevo-me a raciocinar.
Esquecendo a manutenção periódica da estrutura - leia-se "manter o zarcão em ordem", obrigação da Prefeitura que não foi cumprida - gostaria que me respondessem: se as vigas foram feitas para desabar já que são metálicas, por quê diabos esses engenheiros burros fazem navios de ferro? Saudades do Titanic ou é mesmo para durar só um ano e a companhia ser obrigada a encomendar outro?


Pelo mesmo motivo das vigas, será que igual burrice assolou os caras que projetaram a ponte Golden Gate, suspensa por - pasmem! - cabos de aço?

Então vamos sair da área técnica e ir para a lógica pura e simples: e por quê a Prefeitura não sentou logo umas boas toneladas de pedras na praia logo após a primeira ressaca, a real causadora do sumiço da areia? Não tinham pedra para vender? Ou acharam que a praia ia ficar feia, virar muro de contenção? Mas seria só jogar areia por cima e tudo ficaria lindo de novo! Ou será - novamente a maldita soberba - que os engenheiros que fizeram o calçadão de Copacabana - bairro repleto de prédios, calçadões, quiosques e, que eu saiba, ainda invicto em sua Avenida Atlântica jamais desabada - eram todos uns burros e tudo o que eles fizeram lá não serviria aqui?

E o que fazer com uma repórter que diz para seu público que a cidade está afundando graças ao aquecimento global?

E quanto ao outro, o profeta, que acredita piamente que Deus é o responsável por ter dado a vitória à Marquinho Mendes e depois, só pra zoar, mandou umas ondas mal criadas tocarem um terror na praia?

E quanto à nós, leitores, diante deste mar de burrice - esta sim, verdadeira enchente de asneiras que ameaça nos afogar dia à dia, em seu afã incessante e diligente para impôr o relincho no lugar do raciocínio?

Fico pensando que a mesma humanidade que produziu um Leonardo Da Vinci, um Einstein, um Platão, foi a mesma que pariu repórteres e blogueiros sem o menor pudor em proclamar enormidades como as que somos obrigados a sofrer todos os dias. Deve haver alguma razão espiritual, metafísica, sei lá, para isso.

Ou então erraram a data, 2012 é conversa e o mundo já acabou faz tempo. Isso sim, faz sentido.



FONTE: Blog Opinião


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há