Pular para o conteúdo principal

DEU NO BLOG OPINIÃO


É preciso ter um estômago de couro para digerir a quantidade de asneiras perpetradas através da mídia cabo friense sobre o fatídico desabamento do deck da Praia do Forte, onde a Prefeitura - literalmente - deu com os burros n'água.


Começamos o dia tendo de engolir, junto ao café da manhã, o sr. Amaury V. profetizar que o acidente teria sido obra de Deus - afinal, quem manda no mar é ele. Isso me fez lembrar o falecido policial Mariel Mariscot, da Scuderie Le Coq, que dizia que quem matava era Deus - ele só fazia os furinhos.


O dia segue e, lá pela hora do almoço, somos brindados pelo brilhantismo técnico de uma cientista-bióloga-oceanógrafa-meteorologista-repórter, Renata Cristiane, que encerra sua matéria sobre o acontecido afiançando que tudo foi devido ao aquecimento global, que derreteu as calotas polares e fez com que o nível do mar subisse - assim, de uma hora pra outra: mês passado estava tudo geladinho lá na Antártida, mas na semana que passou fez um calorão, derreteu tudo e o que aconteceu aqui foi, provavelmente, um tsunami - notícia a qual fomos poupados certamente por ela não pretender disseminar o pânico na cidade.


Para arrematar, brinda-nos um blog - que só não é homônimo por meu muito protestar contra o uso indevido do nome OPINIÃO - com um show de bom senso, lógica férrea e sensatez à toda prova, zurrando para quem queira ler uma detalhada análise pericial da sequencia de acontecimentos que levaram ao sinistro.


Segundo o mesmo, aqueles que protestaram dizendo que cansaram de avisar e a Prefeitura nada fez não passam de uns néscios (procure no dicionário, amiguinho blogueiro), já que - segundo sua lógica asinina - se o município tivesse feito o que tem por obrigação fazer, a ressaca teria destruído tudo mesmo assim.
É tênue a linha que separa a mais profunda ignorância da má fé, e prefiro acreditar num eventual dolo - afinal o cara é formado, tem diploma - do que em pura e simples deficiência cerebral.


Seria bom deixar bem claro que o deck desabou por causa do impacto das ondas sobre o mesmo e por causa da corrosão na estrutura metálica. E por que as ondas quebraram sobre o mesmo? Porque a faixa de areia foi removida pela ressaca já ocorrida há bastante tempo, semanas e semanas de areias minguadas sem que a Prefeitura tivesse providenciado o óbvio: aterrar, elevar urgentemente o nível da areia.


Dormiram todos, deu preguiça, não fizeram. Ponto.


Mas e a corrosão na estrutura metálica? Afinal, nosso técnico afirmou, com sua perspicácia, que era um absurdo fazer uma estrutura metálica sem o devido revestimento de proteção em área marítima, sujeita à corrosão - no que foi imediatamente endossado pelos puxa sacos de plantão, desejosos de pregar Alair Corrêa numa cruz e declará-lo a razão dos males da humanidade. Afinal, vigas metálicas na areia da praia? Que absurdo!


Já o outro, o rubicundo Obronho, assegura que a culpa é dos prédios, dos quiosques, do calçadão, e por aí vai.


Pois bem: não sou cientista, nem meteorologista, nem oceanógrafo e muito menos entendo de ferro como os já citados - e longe de mim posar de teólogo ou profeta para culpar Deus por tudo - mas mesmo assim atrevo-me a raciocinar.
Esquecendo a manutenção periódica da estrutura - leia-se "manter o zarcão em ordem", obrigação da Prefeitura que não foi cumprida - gostaria que me respondessem: se as vigas foram feitas para desabar já que são metálicas, por quê diabos esses engenheiros burros fazem navios de ferro? Saudades do Titanic ou é mesmo para durar só um ano e a companhia ser obrigada a encomendar outro?


Pelo mesmo motivo das vigas, será que igual burrice assolou os caras que projetaram a ponte Golden Gate, suspensa por - pasmem! - cabos de aço?

Então vamos sair da área técnica e ir para a lógica pura e simples: e por quê a Prefeitura não sentou logo umas boas toneladas de pedras na praia logo após a primeira ressaca, a real causadora do sumiço da areia? Não tinham pedra para vender? Ou acharam que a praia ia ficar feia, virar muro de contenção? Mas seria só jogar areia por cima e tudo ficaria lindo de novo! Ou será - novamente a maldita soberba - que os engenheiros que fizeram o calçadão de Copacabana - bairro repleto de prédios, calçadões, quiosques e, que eu saiba, ainda invicto em sua Avenida Atlântica jamais desabada - eram todos uns burros e tudo o que eles fizeram lá não serviria aqui?

E o que fazer com uma repórter que diz para seu público que a cidade está afundando graças ao aquecimento global?

E quanto ao outro, o profeta, que acredita piamente que Deus é o responsável por ter dado a vitória à Marquinho Mendes e depois, só pra zoar, mandou umas ondas mal criadas tocarem um terror na praia?

E quanto à nós, leitores, diante deste mar de burrice - esta sim, verdadeira enchente de asneiras que ameaça nos afogar dia à dia, em seu afã incessante e diligente para impôr o relincho no lugar do raciocínio?

Fico pensando que a mesma humanidade que produziu um Leonardo Da Vinci, um Einstein, um Platão, foi a mesma que pariu repórteres e blogueiros sem o menor pudor em proclamar enormidades como as que somos obrigados a sofrer todos os dias. Deve haver alguma razão espiritual, metafísica, sei lá, para isso.

Ou então erraram a data, 2012 é conversa e o mundo já acabou faz tempo. Isso sim, faz sentido.



FONTE: Blog Opinião


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.