Pular para o conteúdo principal

MEMÓRIA SELETIVA. Por Beth Michel


Bom dia leitores/eleitores,


Estou com esta expressão: “memória seletiva” me perseguindo já faz quase uma quinzena, e volta e meia ela chega até a me atrapalhar quando trato de assuntos outros, e que aparentemente nada tem a ver com certas travessuras dos nossos cérebros. Neste domingo, lá me vem ela de novo enquanto leio o artigo de João Gomes para o Cartão – muito bem colocado por sinal! Outro que postou um texto fantástico e que recomendo atenta leitura, foi o Prof. Chicão sob o título “Neoliberalismo e sofrimento”. Meus encômios a ambos!


Mas afinal, o que vem a ser MEMÓRIA SELETIVA? É uma expressão forjada por psicólogos e incorporada ao vocabulário leigo, para definir/resumir o mecanismo mental, que nos protege de lembranças inconvenientes. No “popular”, seria quando se diz/pensa: “não sei, não quero saber, e tenho raiva de quem sabe”.


Não vou chegar ao absurdo e dizer que esta espécie de bloqueio (outra palavra de lavra dos doutores da mente) vem – necessariamente; de propósito ou que seja fruto de uma profunda meditação. Na verdade, na grande maioria das vezes esta amnésia parcial surge espontaneamente, e quanto mais impulsiva ou irrefletida é a pessoa, mais freqüente e involuntariamente se aciona o “esquecimento”, quase como uma segunda natureza subjetiva.


Cabe ressaltar, que se por um lado a memória seletiva pode - de forma provisória; proteger-nos de um sofrimento interno moral, o que nossas avós chamavam de “dor na consciência”, por outro lado nos torna alvo fácil (externo) de sermos adjetivados como: mentirosos, desonestos, traidores e outras coisas impublicáveis.


Agora mesmo – enquanto escrevo; na TV está o Presidente Lula dizendo que já viu “... o Sérgio Cabral com os olhos marejados de lágrimas pelo povo do Rio de Janeiro...”(sic). Quando Senhor Presidente? Foi nas tragédias (anunciadas) de Angra dos Reis ou dos Morros de Niterói – só para citar as mais recentes? Foi quando ele bradou para os quatro ventos na inauguração da UPA de Cabo Frio que “a Justiça é Marquinho Mendes”? Não, Senhor Presidente, o Cabral chorou sim e de soluçar, sabe quando? Foi quando perdemos os Royalties – foi filmado pela TV Globo e passou em rede nacional!E isto (lágrimas) não faz o Sr. Cabral, nem mais nem menos apto a continuar governando o nosso estado. Mas tudo nos leva a crer que os sentimentos do moço residem no bolso e não no peito.Neste eu não voto nem morta!


Gosto do Lula, sempre votei em Lula, e não estou criticando o fato dele pedir votos para gente da sua coligação – como manda o "estatuto da gafieira" do TSE. Ao contrário de outros por aí, que usam telemarketing para pedir voto para qualquer um que seja conivente com seus interesses pessoais. Mas este é um exemplo clássico de memória seletiva: o cara realmente chorou, mas não pelo motivo alegado! O que no nosso universo eleitoreiro pode fazer uma diferença enorme. Todo mundo sabe que Brasileiro tem coração mole!


E como pau que dá em Chico dá em Francisco... Os Serrotes (gostei Chicão) ao dizer que Dilma foi guerrilheira (como se fosse um pecado naquelas circunstâncias), e que é coisa que a própria assume com justificado orgulho, a colocam no movimento errado (ela era da VAR-Palmares e não da ALN ou do MR 8), e tudo isso só pelo “prazer” (idiota) de alegar que se Dilma for eleita não poderá representar o Brasil nos EUA, por conta de seu suposto envolvimento no seqüestro do embaixador americano em 1970. Se besteira pagasse imposto...Afinal a Dilma (nem ninguém) não é santa! E citar um erro, defeito, ou impropriedade verdadeiros teria um efeito muito mais eficiente em lhe tirar votos, do que inventar ou distorcer "fatos" facilmente desmascaráveis por qualquer aluno do ensino médio ou uma pacata dona de casa que assista televisão.


Neste caso, a memória seletiva, não é a dos Tucanos, mas eles contam fazer com que a nossa amnésia parcial seja posta em funcionamento. Aqueles que como eu mesma, vivenciaram o caso (e até levaram umas bordoadas imerecidas), é lógico que não gostam de se lembrar daquilo que o Zuenir Ventura chama de “Anos de Chumbo”, mas mesmo não gostando se lembram nitidamente de cada detalhe. E por outro lado, não faria a menor diferença hoje, pois a própria vítima fez uma declaração pública em que não só perdoava, como também entendia o motivos que levaram a ALN e o MR8 e efetuarem aquela ação.


Mas, voltemos ao nosso micro-universo Cabofriense, e que em nada difere do Brasil e até (pasmem) da Europa – recebi uma carta da minha sogra falando da memória seletiva a La Gaulesa, que um dia destes prometo que traduzo e publico. O caso argüido pelo nosso caro João Gomes é um exemplo típico de como a Memória Seletiva, não funciona e pode até ser perversamente maniqueísta. Assim como aconteceu com o projeto Ficha Suja, que no meio do caminho foi se descaracterizando e virou Ficha Limpa, tudo para fazer com que o povo esquecesse de que a grande maioria dos nossos políticos (e que se perpetuam no poder) são criminosos e corruptos. Paulo Maluf ficha limpa! Collor ficha limpa!Garotinho ficha limpa!José Bonifácio ficha suja!Dá para levar a sério um troço destes?


O aludido cidadão que incorporou (afoitamente) um patronímico que não lhe pertencia, para pegar carona nos feitos e na notoriedade alheia, deve realmente estar empenhando as “cuecas do avô” para tentar minimizar os efeitos (agora) indesejáveis desta escolha. Isto por que: se ele consegue se desvincular do nome do antigo “padrinho”, volta a ser mais um “famoso ninguém” no mar dos Alexandres que existem por aí – e terá que zerar sua “carreira política” começando tudo de novo; e se não (que é o mais provável) vai ser alvo de “fogo amigo” e inimigo também. Se fosse comigo, eu mudava de “profissão”. E por falar nisso desde quando “político” é profissão? E até de cidade! Algo assim como fez o Gen.Figueiredo ao deixar a “presidência” do nosso último governo autoritário, e disse à imprensa: “Eu quero é que me esqueçam!” e se exilou no Sítio/haras de Correias-RJ, com seus compadres eqüinos.


Tudo isso, vem ao caso? Por quê? Vem ao caso por que: se não nos deixarmos cair na tentação de esquecer o que não nos convém, e procurarmos realmente lembrar as coisas de forma integral e verdadeira, talvez possamos fazer ESCOLHAS MELHORES – qualquer escolha e não só as políticas; mesmo que seja dolorido e trabalhoso a princípio.


Então queridos leitores/eleitores façamos como diz a música, vamos:” manter o coração aberto e a mente alerta”. E abaixo a Memória Seletiva! Até por que: Uma meia verdade, mentira inteira é!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.