Pular para o conteúdo principal

Professores que são verdadeiros educadores, pena que tão desvalorizados!


Por Alexandre de Souza


No mês de comemorações aos professores, na qualidade de professor de história, não podia deixar de citar alguns dos excelentes mestres que tive na minha vida educacional e acadêmica.


Fui aluno a vida inteira da rede municipal de ensino de Cabo Frio, das séries iniciais até o ensino médio, época em que a educação estava numa situação bem melhor que nos dias de hoje.


Certamente os recursos para a educação de Cabo Frio eram bem menores, mas os professores eram do mais alto nível e ensinavam com grande vigor e total seriedade e compromisso, fazendo da educação pública municipal, uma educação de qualidade.


Lembro-me claramente da minha primeira professora, a tia Shirley, excelente alfabetizadora, era década de 80, na Escola Casinha Feliz, que depois, no primeiro governo do prefeito Alair Corrêa, passou a ser Escola Municipal professora “ Isabel dos Santos Machado” , fui muito bem alfabetizado, quantas lembranças boas guardei desta excelente professora.


Depois fui para a Escola Municipal “ Professor Zélio Jotha” , onde terminei o primário, antiga 4ª série com a professora Denise Bessa, também excelente mestre, jamais saíamos do primário sem saber ler e interpretar textos, escrevendo perfeitamente e sabendo as tabuadas completas das 4 operações, expressões numéricas, etc. A professora Denise também marcou a minha trajetória estudantil, nos ensinando a importância da educação e o impacto da mesma em nossas vidas e no futuro da nação.


Na Escola Municipal “ Professor Edilson Duarte” , onde fiz o antigo ginásio, tive uma equipe de professores que também deixaram suas marcas em minha vida, marcas estas pela seriedade, amor, e qualidade educacional, são eles: Professora Maria Marta de história, Maria do Carmo de geografia, Sônia de língua portuguesa, Martins de matemática, João Luiz de geometria, Sara de matemática e Soraya de língua portuguesa, esses profissionais da educação são do mais alto nível e fizeram história na educação do “ Edilson Duarte” .


Terminado o primeiro grau, fui para uma das melhores escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio, o Colégio Municipal Rui Barbosa, colégio este que na época, em 1997, no início do governo de Alair Corrêa, em seu segundo mandato de prefeito, só matriculava os melhores alunos da rede municipal, ou seja, era necessário ter boas notas e médias e ser bom aluno para estudar no Rui Barbosa. E eu recebi este presente de Deus e tive a honra de estudar com mestres de primeira categoria, são eles: professora Sônia de História, a que me inspirou escolher o magistério em história, por suas excelentes aulas e postura, professora Amanda de Literatura, que depois foi a diretora do Colégio, professor Mário Ernesto de Contabilidade, professor Clésio de economia, que atualmente é secretário de Fazenda, professora Silvana Lima de Língua portuguesa, que além de professora é escritora e atriz do Grupo Creche na Coxia, professor Irum de Matemática, entre outros, todos do mais alto nível e verdadeiros educadores! A educação de Cabo Frio já foi de qualidade e eu sou fruto dela.


Posso dizer que na minha vida de estudante tive muita sorte, já na Universidade Veiga de Almeida, na graduação de história, fui aluno de também verdadeiros educadores, um exército real educacional de mestres e doutores de dar inveja a qualquer um, são eles: o professor Dr. José Francisco de Moura, mais conhecido como Chicão, suas aulas eram maravilhosas, os Mestres Guillherme Guaral que abria várias janelas, Ângela Maia, Paulo Roberto que foi meu orientador de monografia, Leonardo Bahiense e João Gilberto, esses profissionais, fizeram e fazem história e me ensinaram a valorizar mais e mais a educação brasileira.


É uma pena que todos esses profissionais citados, não são valorizados, eles merecem tudo do bom e do melhor, pois fazem de seus alunos, como eu que fui aluno deles, pessoas melhores, abrindo-lhes os olhos e alargando a visão, mostrando-nos que não podemos ser pessoas alienadas, que aceitam as mentiras de políticos corruptos e descompromissados com a educação.


O que está acontecendo com a educação pública hoje em Cabo Frio? Precisamos de respostas...o que vejo claramente como professor, é que não há valorização e respeito por estes profissionais, dessa forma, os professores de hoje, estão com a alta-estima completamente baixa, muitos ficam doentes e pedem licença ou trabalham por sobrevivência. Já os alunos, chegam ao 5º e 6º anos sem saber ler direito, escrever, interpretar textos, desconhecendo tabuada, completamente desinteressados, enfim, a educação de Cabo Frio precisa urgentemente ser transformada, começando pela valorização do professor, dar condições dignas de trabalho às escolas e atrair os estudantes para estudar, afim de que haja um salto educacional maravilhoso, caso o contrário, ficaremos nesta miséria crescente que se encontra a educação cabo-friense.


Aos professores, pedagogos, mestres, doutores e licenciados, parabéns pelo dia dos professores!!! Vocês merecem todas as sortes de bênçãos.


Sem professores, as demais profissões jamais existiriam!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.