Pular para o conteúdo principal

QUENTINHAS 48. Por Beth Michel


CONVITES. Assim como o Chicão fui convidada a participar de debates sobre Cultura, um será nesta quarta-feira programa Cidadania e Socialismo, sob a batuta de Claudio Leitão (PSOL) – 16hs Jovem TV. O outro acontecerá na sexta-feira da próxima semana (03/12) na Rádio Sucesso (FM 88.7) às 12hs com o jornalista Alberto Brizolla. Agradeço honrosos convites e vou tentar estar à altura dos demais convidados.



CIDADE VIVA. Uma coisa que até agora me escapa à compreensão é o total silêncio da Folha dos Lagos com relação ao Fórum e ao Conselho de Cultura. Explico: o projeto Cidade Viva (daquele jornal) foi o nascedouro de todas as ações que culminaram no Fórum. O prof. Paulo Cotias foi o intermediador da primeira reunião ocorrida no clube Tamoios e que reuniu entidades civis e governamentais para criar uma nova política cultural para o município no início de 2009. E aí seu Cabral? Cansou do “brinquedo”?



BOLSA DE APOSTAS. Nosso amigo Facury lançou uma “aposta” na web: O novo Conselho de Cultura (sociedade civil) que será “votado” no próximo dia 11/12 será composto por membros da ARTPOP. Eu concordo parcialmente, porque a ARTPOP não é a única entidade criada no berçário deste governo. Existem algumas outras: Arte Solidária cuja presidente é Diretora do Espaço Cultural é uma delas, nas artes cênicas existem pelo menos três grupos cujos diretores também têm portaria e por aí vai... Então, manda o bom senso que os “eleitores” distribuam os assentos de maneira fraternal.



NOTÁVEIS. Segundo a Secretaria de Cultura uma equipe composta por três pessoas (?) daquela secretaria e de “notável conhecimento no setor”, estariam encarregadas de avaliar os currículos dos pré-candidatos inscritos para a Eleição do Conselho de Cultura e escolher os que estão aptos. Até ai tudo bem! Tudo bem, nada por que... Ah, deixa pra lá! Nem vou entrar no mérito dos critérios que serão adotados senão, já viram né? Mas, uma pergunta não quer calar: SE e QUANDO será publicada a lista completa dos CANDIDATOS? Ou será que vai ser surpresa, tipo amigo oculto...



FUXICO. A Central de Fofocas distribuiu nota informando que também os inscritos como eleitores para o conselho de Cultura, passarão pelo escrutínio da equipe, a fim de comprovar a legitimidade dos mesmos. Não foram, tão pouco, divulgados os critérios nem os pré-requisitos exigidos... Como dizia D.Frieda (minha sábia e saudosa mãezinha): Quem usa, cuida!



“GRAN FINALLE”. E depois de toda essa burocracia de: inscreve, comprova, analisa, aceita, descarta, credencia, vota, espera (roendo as unhas) o resultado, leva o resultado para o Prefeito, o prefeito analisa e... (rufar dos tambores, por favor) sanciona e nomeia ! Aleluia “habemus" Conselho. Certo? Não necessariamente... Como, não!? Acontece que o Sr. Prefeito tem direito a VETO, ele pode simplesmente não concordar com algum (ou até nenhum) dos nomes eleitos, e simplesmente colocar quem lhe apeteça no lugar. Agora sim: A-P-L-A-U-S-O-S! E até 2012...



CENOURA. “Poxa Beth a gente sabe de tudo isso, você e aquele doido do Chicão, não param de falar no assunto... Mas mesmo sabendo disso acontece que o Secretário nos prometeu que vai rolar uma graninha boa – 100 mil só no primeiro ano, para a gente tocar os eventos, vale o risco, afinal a gente tá á deriva tem um tempão...” Respondo eu: é vocês estão na pior mesmo – e o Secretário sabe disso. Acontece que existem duas formas de se conseguir verbas públicas: 1) As Entidades civis podem conseguir diretamente do governo Estadual e Federal participando de editais – dá um pouco de trabalho, mas é possível; 2) O Governo Municipal através de projetos (próprios ou de terceiros) aprovados pelo conselho – dá menos trabalho, e é possível; sempre e quando o Município não esteja inadimplente (não possua dívidas). E Cabo Frio está endividado até os “gorgomilos”. Então... É isso mesmo, o secretário fez a promessa como isca (cenoura) para conseguir a participação de vocês - seus trouxas!



QUEDA-DE-BRAÇO. Mas então por que... Calma! Vou tentar explicar. Desde que o Guaral (antes era diretor do Teatro) foi nomeado Secretário, houve um racha na secretaria: de um lado ficaram os remanescentes do grupo do Milton Alencar (que queriam continuar mandando na secretaria), e do outro aqueles que não estavam incluídos nem no poder nem na “partilha” e que viram na mudança de chefia uma oportunidade de assumir o poder, e tirar o “atrazo”. Guaral teve a ingenuidade, ou a ousadia, de tentar ampliar para “geral” e botar a secretaria no prumo. Resultado: demissão! Entra José Correia que nunca foi NADA na secretaria; e tem um elemento da primeira patota como vice, mas é visto com desconfiança pelo segundo grupo e fica assim em terra de ninguém. Solução para garantir o EMPREGO: tenta atrair gente de fora, mas por orgulho, inabilidade, ou medo, tenta derrubar tudo o que estas mesmas pessoas haviam construído com o Guaral (Fórum), o que para nós é inaceitável. Parte então para o plano G (oferecer GRANA) é aí que entram em cena as entidades de fachada, os autônomos desgarrados e famélicos, os agregados, os órfãos, inocentes úteis, os deslumbrados e etc.


MESMO ASSIM UMA BOA ELEIÇÃO! TOMARA QUE EU ESTEJA REDONDAMENTE ENGANADA.



AVISO AOS NAVEGANTES. Atenção moçada da IMPRENSA LIVRE, hoje no programa do Sr. Amaury Valério, o proprietário da Folha dos Lagos anunciou que este liderando a fundação de uma ASSOCIAÇÂO CABOFRIENSE DE IMPRENSA. Lembrem-se de que o diploma de Jornalismo não é mais exigido por Lei para o exercício da profissão, e que a Constituição em seu artigo 5º - XX:


- ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.


Vindo de quem vem, é bom ficar atento a todos os lances...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.