Pular para o conteúdo principal

Lixão de Bahia Formosa é uma vergonha. Por Dirlei Pereira.


Na manhã desta terça-feira fui ao Lixão da Bahia Formosa, acompanhado de um ambientalista e engenheiro civil, bastante conhecido na região. A visita foi motivada por uma série de denúncias que recebi dando conta de que a prefeitura de Cabo Frio, através da Secaf, continuava vazando grande quantidade de lixo orgânico naquele local.


Como se sabe, o lixão está instalado em área de preservação ambiental e estaria desativado por conta de um Termo de Ajuste de Conduta – TAC, assinado pelo Município com o Ministério Público Estadual. No documento, a Prefeitura de Cabo Frio se comprometeria a parar imediatamente o despejo de lixo no lugar e também a recuperar a área degradada.


Mas ao contrário, o que se vê no local são montanhas de lixo e pessoas pobres disputando com urubus e com moscas os restos de comida, de carnes e de frutas estragadas. Um verdadeiro atentado à cidadania e à dignidade humana.


Degradante é o mínimo que se pode dizer sobre a condição das dezenas de pessoas que catam lixo ali. É também degradante a situação dos operadores das máquinas (uma Retro-Escavadeira e um Trator de Esteira) que trabalhavam a todo o vapor.


Merece registro o nervosismo explicitado na reação truculenta do representante da Secaf. Extremamente hostil e ameaçador, por telefone, o senhor Adilson (tenho gravado o número do celular dele), afirmou textualmente que o funcionário responsável pelo portão de acesso ao lixão (identificado como Gomes), seria sumariamente mandado embora da Secaf. O crime cometido? Ter permitido a entrada de pessoas estranhas ao interior do lixão.


A bem da verdade, vale ressaltar que o citado funcionário tentou impedir o nosso acesso. Ele chegou a sinalizar, da guarita onde estava, mas seguimos um caminhão que entrava. E só paramos, cerca de 500 metros depois, já junto às pessoas que catavam lixo.


Ocorre que as mesmas fontes que informaram em relação ao funcionamento do lixão, também informaram que qualquer carro estranho era terminantemente barrado no portão de entrada, daí termos “pegado uma carona” no caminhão que chegava, abarrotado do lixo.


Diz-se que uma imagem vale mais que mil palavras. As fotos tiradas no Lixão de Bahia Formosa são, sem trocadilho, o retrato fiel do descaso do governo municipal com o meio ambiente, com as instituições (nesse caso com o MP com quem teria firmado o TAC) e, sobretudo, com aqueles seres humanos que se alimentam do lixo. Aquelas pessoas se alimentam com o que sobra dos urubus, dos cães e das moscas não porque gostem, mas porque na cidade de mais de R$ 1 milhão por dia, falta emprego, falta trabalho, falta programa social sério, falta amor às pessoas, falta respeito ao dinheiro público. Falta, enfim, vergonha na cara.


Sim, vergonha na cara senhores governantes de Cabo Frio!


Com a palavra o Ministério Público Estadual.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.