Pular para o conteúdo principal

Inês de Sá em Dicas.

Site: arguscultura.com.br/inesdesa

E-mail: inesdesa@gmail.com


Parodiando Camões - estava eu, Inês, posta em sossego, de meus anos colhendo mais um fruto, quando o telefone toca e uma voz mui conhecida afirma – Já soube! Você não é mais aquariana! Pestanejei e antes de perguntar – como?, a voz continuou. – Agora são treze signos, descobriram mais uma constelação, uma tal de Serapenteia, ou coisa assim. E mesmo sem poder articular um pensamento, mano mudou o rumo da prosa.


Voltei à feitura do café matinal a matutar. Os signos astrológicos formam um calendário anual, só que dividido em graus (360o), e não em dias (365). Como os meses, suas doze divisões são referentes aos doze ciclos lunares anuais. Contudo, diferente dos meses, as divisões dos signos são iguais, o que formaliza trinta graus para cada uma. Outra diferença é o ponto inicial, que não coincide com o calendário usual.


Como no hábito de buscar semelhança nas nuvens que passam com algo conhecido, os antigos buscavam formas nas estrelas. Assim, surgiu a idéia de constelações. Seus nomes derivaram de acontecimentos terrenos, como Aquários e o período de chuvas, ou Balança (Libra), por estar na época mediana do percurso. Agora só falta acharem que as constelações “influenciam” os signos! Influências de astros já é uma idéia equivocada, imagine influências de constelações? O que qualifica os signos astrológicos é uma característica estrutural da Vida. Mas, antes que a prosa tome este rumo, vamos ao café.



Uma Cidade Jardim


Ontem começou a gravação da telenovela “Cidade Jardim”, cujo projeto foi apresentado para empresários e imprensa na quarta-feira, dia 26, no Leste Shopping. Ambientada no Jardim Esperança, em Cabo Frio, está é a primeira telenovela da Região dos Lagos, assim como a primeira, no Brasil, produzida por uma TV comunitária, a Jovem Tv, canal 8. Guilherme Guaral é o autor e o diretor artístico, na produção técnica, temos Edson Dias e Fernando Lebre e na direção geral, Rodrigo Sena. A previsão para o lançamento é maio. Já aguardamos com ansiedade este feito, que terá no elenco talentos já conhecidos nossos.



Espaços culturais do Rio de Janeiro


Estive no Rio semana passada, e me dei de presente um dia para percorrer o circuito de espaços culturais do Centro da cidade. Em verdade, um dia não dá nem pra metade, mas o que vi, valeu!


Entre tantas coisas boas, ficou a lembrança das cadeiras falantes, no CCBB, como colos a nos acolher e contar histórias de Cora Coralina. Na sala 2 da Caixa Cultural, estava a exposição de Abelardo Zaluar, um saudoso professor da Escola Nacional de Belas Artes. E como a escola ficava do outro lado da Avenida Rio Branco, onde hoje só resta o Museu Nacional de Belas Artes, fui matar a saudade. Mesmo com boas salas de exposições, como a sobre Ferreira Gullar, a visão da galeria lateral com sua extensa clarabóia (que depois de restaurada, deixa ver o azul do céu) me levou para fora do tempo. Parada no imenso portal de entrada, como o Sol a banhar as estátuas, eu vi presente e passado se mesclarem a minha frente, e revi colegas com telas, pranchas, tintas e sanduiches no entra e sai nas salas de aulas. Realmente, bons passados é o melhor presente que a gente pode se dar.


Querido leitor, até domingo que vem, e se você quiser saber o que qualifica os signos, pergunte, e continuamos a prosa.


Sites:

Centro Cultural do Banco do Brasil RJ - CCBB


Caixa Cultural RJ


Museu Nacional de Belas Artes - MNBA


Fotos retiradas dos sites das instituições



Foto 1 - CCBB RJ - fachada decorada para a mostra “Alejadinho e seu Tempo”


Foto 2 - CCBB - visão da clarabóia central e dos corredores circulares com as entradas para as salas de exposições


Foto 3 - CCBB RJ – hall central com o público visitante


Foto 4 - Caixa Cultural RJ – entrada


Foto 5 - Caixa Cultural RJ – hall central


Foto 6 - Caixa Cultural RJ – exposição “Rigor e Sensibilidade” de Abelardo Zaluar


Foto 7 - MNBA – fachada principal na Avenida Rio Branco


Foto 8 - MNBA – galeria lateral


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.