Pular para o conteúdo principal

Samba de Varias Notas. Por Marcos Chaves.


MARCEL

Marcel Figueira, leia-se Flash Publicidades, mandou super bem no lançamento do tema para o carnaval 2011, aliás, Marcel encerrou o ano primorosamente na Campanha contra Câncer de Mama e merece as nossas congratulações.

Alô Cecéu!!!Aquele abraço!!!!


MATEMÁTICA SOCIAL

Nunca o tema do nosso carnaval foi tão oportuno: Matemática Social.

Não tenho nenhum envolvimento com a organização deste Carnaval, nem nutro grandes simpatias pelos perpétuos organizadores de nossa festa maior. Porém, criticar os custos do carnaval pelas suas cifras finais, sem levar em consideração a geração de empregos e o seu alcance social, é no mínimo de uma visão temerária, para não dizer maldosa.

Alô você!!!! Pintor, Escultor, Artesão, Figurinista, Costureiro, artistas enfim...

Vem prá cá!!! Que a festa é nossa!!


DISCRIMINAÇÃO

“Muito prazer, eu sou o Zé” este é o enredo para o carnaval 2011 da GRES Renascer de Cabo Frio. E a polêmica em torno da figura do Zé Pilintra toma conta dos bastidores do mundo do samba. Vale lembrar que o alcance do enredo vai além da questão religiosa, desmistificando a nossa cultura na figura do malandro, do passista, que personificam o Zé Pilintra em nosso folclore.

O Processo de “endemonização” das religiões de matrizes africanas é covarde e opressor, cabendo então a Secretaria de Cultura, a Superintendência de Promoção de Igualdade Racial e a própria direção da Liga minimizar os efeitos desta discriminação e exaltarem o direito a liberdade de expressão.

Quem não pode com mandinga, não carrega patuá!!!


JABÚ

Foi anunciada com as pompas devidas a contratação de Jorge Villas pela GRES Flor da Passagem. Porém, a situação do atual intérprete oficial da agremiação ficou muito delicada. E quem conhece o negão Moraes sabe que ele não aceita descomposturas. Em suma... Vai dar jabú!!! Salta de banda compadre!!!”


MISTÉRIO

Após toda a celeuma na escolha do samba, a GRES Vermelho e Branco chama novamente a atenção pela falta de movimento em seu barracão. Será que vem aí mais um carnaval “encomendado” ou vai se estabelecer aquela correria de reta final?

Com a palavra o Sr. Presidente Nanade.

Alô Comunidade do Curtiço!!! É um olho no peixe fritando e o outro no gato do lado!!!


LEVEZA

Ainda falando sobre a GRES Renascer de Cabo Frio e o “Seu Zé”, registro a boa qualidade do samba de autoria de Rodrigo Patinho, Leon Azevedo e Roberto Dória. Como bons malandros, os autores abordaram o personagem de forma caricata, abordando o seu lado boêmio e mulherengo.

Alô Pato!!! Segura a marimba!!!


POINT

Falando em Rodrigo Patinho, o nosso polêmico sambista inaugurou um Quiosque na Praça do Caiçara II, e tem tudo para virar um point de sambistas e poetas.

O funcionamento do empreendimento ficou assim estabelecido: o Patinho trabalha e a Dnª Sarah gerência.

Ao casal, meus desejos de bons negócios.


CAUSOS E FATOS

No carnaval de 2004, desfilando pela GRES Paz e Harmonia conheci Álvaro e Dnª Fátima, quando assumimos a Direção de Harmonia e nos sagramos campeões num desfile magistral. Na seqüência das comemorações eu assinalei ao Álvaro que um Diretor de Harmonia daquela magnitude tinha de ter nome e sobrenome, a partir daí então convencionamos que ele se apresentaria: Álvaro Neves.Porém no carnaval de 2008 ocorreu um fato que rebatizou o bamba da Harmonia definitivamente.

Em sua volta a GRES Paz e Harmonia , nosso Mestre se deparou com um samba que ninguém conhecia (Toninho Rodrigues mudou a letra em duas oportunidades distintas), o samba foi gravado de uma maneira e foi para a avenida de forma diferente, e para complicar a situação não houve tempo hábil para se montar uma equipe de trabalho, resultado: tensão e nervosismo na concentração. Surgiu então um vira-latas no início da pista e alguém advertiu o mestre. – Álvaro, este cachorro vai atrapalhar o seu desfile! E aí no auge do stress Álvaro tomou atitude contra o cão. Há quem diga que chutou, também há quem diga que jogou por cima do alambrado e alguns garantem que ele arremessou o animal na lagoa das salinas. O noticiário dava conta no outro dia e nascia assim: “Álvaro Dog Neves”

Eu, Marcos Chaves estava lá. Testemunho e dou fé.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.