Pular para o conteúdo principal

Inês de Sá em Dicas.

Site: arguscultura.com.br/inesdesa

E-mail: inesdesa@gmail.com


Carnaval de tradição

Ter amigos artistas, vez por outra, nos leva a ouvir algo inusitado. Como quando, ao final da tarde de batucada, um deles levanta, e diz – Preciso ir, vou papelar o dragão. Concorda que é estranho? E que dragão é esse?

Bonecos gigantes fazem parte da tradição do Carnaval nordestino. Porém você não precisa ir até lá para encontrá-los. Em 1999, o resultado do Projeto Verão, realizado pelo Jornal dos Lagos, trouxe a “Brincareta” de José Facury para o Carnaval de Rua de Cabo Frio, Rio de Janeiro, sem frevo, mas com muito samba e marcha rancho.

Tendo comissão de frente, ala infantil de Reis de Boi de Moisés Senos, banda de músicos tocando marchas rancho, seguida por 40 bonecões que homenageavam personalidades culturais da cidade, a Brincareta arrastava as famílias e atiçava a criançada pelas manhãs de folia momesca cabo-frienses.

São Pedro da Aldeia entrou na onda em 2002, encomendando 14 bonecões para o seu Carnaval, e mais dois personagens no ano seguinte. Em 2010, foi a vez de Macaé. Com mais de três metros, Rei Momo, Nêga Fulô, Zé Pereira e o trio: Arlequim, Colombina e Pierrô, produzidos por José Facure e sua equipe, a bonequeira e aderecista Tânia Arrabal e o artista plástico Flávio Pettinichi, passaram a integrar o Bloco do Benê – homenagem ao compositor macaense Benedito Lacerda -, que puxa a folia todas as noites pela Praia dos Cavaleiros.

Este ano, os gigantes de Macaé terão, além de palco móvel com músicos entoando marchinhas do compositor e pernas de pau, a companhia do bonecão de Benê, que entrara na festa seguido por um ágil e imenso dragão. Pronto, chegamos a ele!


No ateliê do teatrólogo

Fui visitar o dragão, e ao ver aquela cabeçorra com quase dois metros e enormes dentes secando ao Sol, passei a filosofar. Considerei a peça uma escultura. Mas Facury mandou abaixar a bola, e classificou-a de “alegoria cenográfica”, mais coerente com sua área profissional. O corpo do gigante será em tecido, seguindo a concepção oriental de manipulação, porém a mobilidade foi projetada com carregadores dentro do artefato, como a manipulação dos bonecos gigantes. Planejada para encantar as noites carnavalescas macaense, a serpente dragão com seus de doze metros de muita cor e brilho, terá uma coreografia especial, quando em momentos, seu corpo se desdobrará, sendo todo recoberto por flores. Magia pura!

Quanto a Brincareta, que não saiu o ano passado, soube que não houve nenhuma encomenda de personagens novos, e nenhum bonequeiro da cidade foi chamado para restaurar os últimos 14 bonecões feitos entre 2000 e 2006. Só posso desejar que não se perca no tempo a fama de Cabo Frio como iniciadora da tradição bonequeira na Região, e que o talento de seus afamados bonequeiros não mude definitivamente de platéia.

Nota: Benedito Lacerda (1903-1958) flautista, compositor e regente; parceiro de Noel Rosa e Pixinguinha; personagem da época áurea de Carmem Miranda, e autor da famosa marchinha “Jardineira”, tema do Carnaval macaense.


Conheça a arte bonequeira com José Facury:

www.josefacury.com.br

E-mail do teatrólogo: jfacury@globo.com

Jardineira: letra e vídeo:

http://letras.terra.com.br/benedito-lacerda/463652/



Fotos:

Foto 1 – José Facury na boca do dragão papelado (estrutura de isopor coberta de “papel”).

Foto 2 – A cabeçorra de Benê papelada, depois vem: tarlatana; massa corrida, lixa; e tinta. Com a estrutura da roupa, ele terá mais de três metros.

Foto 3 – A mão de Benê sendo lixada por José Facury e a cabeçorra sendo pintada por Flávio Pettinichi.

Foto 4 – O dragão com seus criadores José Facury e Flávio Pettinichi.

Foto 5 – O dragão terá longa língua de espuma aramada e crista de nylon duplado. O corpo de doze metros será de veludine e as fores de nylon e muita purpurina.

Foto 6 - Tânia Arrabal findando a roupa da Nêga Fulô, pois, todos os bonecões ganharam roupas novas este ano

Foto 7 – A nova roupa da Colombina toda em tecido lamê.

Foto 8 – Sobre a bancada de trabalho, a foto de Benedito Lacerda com sua flauta.


“PROCURA-SE UMA PRENSA”

- A campanha continua.

E-mail da biblioteca:

bibliotecawalternogueira@hotmail.com


2º Salão de Artes Plásticas - Espaço Cultural Villa Rosada - AleArt

O artista plástico e presidente da AleArt Fouraux, nos envia este informe. Anote! O 2o salão de Artes Plásticas inaugura dia 19 de março, na Pousada Villa Rosada. As inscrições dos interessados vão até 12 de março, podendo ser efetivada: na Pousada Villa Rosada; no Atelier Pinte Conosco; ou por e-mail: fouraux@hotmail.com. Mais informações pelo mesmo e-mail ou pelos telefones: (22) 2643 4412 ou 92565973. Parabéns e êxito!

Os criadores do 2º Salão de Artes Plásticas – Carlos Alberto Silva Fouraux e Nidia Moreira, ladeando Álex Garcia na cerimônia do Salão de Miniaturas de 2010.

Domingo que vem é Carnaval – muita alegria para você querido leitor. Até depois da folia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.