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CONSUMIDOR EM ALERTA - 01. Por Dr. Juliano Almeida.


Depois de alguns convites e um pouco relutar, a partir de hoje me sinto com vontade de escrever para o amigo querido Alex Garcia em seu blog. Desde já, autorizo qualquer outro meio de comunicação a copiar e reproduzir os textos, visando exatamente aumentar as possibilidades do consumidor em ter acesso às informações específica de seu interesse. Uma vez por semana irei abordar um assunto determinado, de modo rápido e de fácil compreensão, alertando ou orientando o consumidor em seus direitos e também em seus deveres.

A marca de R$ 300 bilhões em tributos pagos foi registrada ontem (21) no Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). O brasileiro cada vez paga mais imposto. Como comparação, podemos citar que em 2010 essa marca foi atingida no dia 29 de março, em 2009 foi alcançada no dia 13 de abril e em 2008 foi alcançada no dia 14 de abril. Nesse ritmo, daqui a alguns anos, iremos começar o ano já devendo impostos aos Governos (Federal, Estadual e Municipal).Quer conferir? Entra no site www.impostometro.com.br.

Parece mentira, mas é verdade. Apesar das inúmeras multas que já receberam e as indenizações que são obrigadas a pagar, as administradoras de cartão de crédito continuam a enviar cartão de crédito sem solicitação do consumidor. Nesses casos, o consumidor não deve desbloquear o cartão e ao receber a primeira cobrança de mensalidade, com despesas ou não, deve ingressar na Justiça. O dano maior ao consumidor é a insegurança de ter seus dados repassados por empresa sem sua autorização, ocasionando a emissão de cartão indevidamente. Em Cabo Frio, tem

consumidor que já recebeu cerca de R$ 3.000,00 por ter sido vítima desse abuso.

QUANTO VOCÊ GASTA DE ENERGIA?

Alguns consumidores andam reclamando ainda mais da AMPLA. Como não se bastasse os cortes indevidos, a demora nos reparos de emergência e a falta de manutenção da rede, alguns consumidores estão utilizando o simulador da própria empresa e constatando que na verdade, o relógio de sua casa está cobrando mais do que deveria, baseado nas próprias informações de consumo da empresa. Alguns consumidores já estão na Justiça questionando se os medidores estão aferidos pelo INMETRO. Será?

Confira você também o seu consumo no site, basta clicar AQUI.

No dia 15 de março foi o Dia do Consumidor. Não aconteceu nenhuma comemoração ou avanço em nossa região, apesar de existir o PROCON em Cabo Frio (Municipal) e o diretor do PROCON do Estado do Rio de Janeiro (José Bonifácio) ser daqui. Sem verbas públicas, a ANDECON (Associação Nacional da Defesa do Consumidor) promete até o fim do mês uma distribuição de 10.000 Códigos de Defesa do Consumidor na cidade. Esperar pra ver, pois os consumidores agradecem.


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