Pular para o conteúdo principal

Eleições em Cabo Frio, segundo conceitos. As Notas da Equação.


Por Dr. Marcelo Paiva Paes


Ao longo destes dias propus uma análise das eleições segundo as ferramentas eleitorais, quais sejam: partidos, máquina e carisma.

Lembrando nossa equação A + B + C = Prefeito.

Para finalizar vamos distribuir um peso de 0 a 5 a cada uma das incógnitas. Ou seja, “A”, “B”, e “C” possuem pesos de acordo com suas realidades.


Incógnita A (Partidos)

Bom arranjo – 5

Arranjo mediano - 3

Sem arranjo, mas partido grande – 2

Sem arranjo, mas partido pequeno – 1


Incógnita B (Máquina)

Forte – 5 (O próprio prefeito disputa a reeleição )

Medianamente forte – 3 (O prefeito está bem avaliado e apóia ostensivamente um candidato)

Medianamente fraca – 2 (O prefeito está mal avaliado e apóia um candidato)

Fraca – 1 (O prefeito libera os seus secretários para apoiarem um candidato e ele não apóia ninguém)

Sem máquina – 0 (candidato da oposição)


Incógnita C (Carisma)

Candidatura com carisma – 5

Candidatos que são vereadores ou disputaram outras eleições – 2

Candidatos novos – 0


Obs.

1 - Os partidos são avaliados pelo tempo de televisão.

Bem, com estes pesos podemos verificar que a nota máxima da equação é 15 e a mínima é 1. Importante ressaltar que a nota mínima não pode ser zero porque todo candidato tem que estar em um partido, por menor que ele seja, e todo partido que lança candidato a prefeito faz jus a um tempo mínimo de televisão.

Vamos considerar a eleição passada para demonstrarmos que o calibre dos pesos está adequado.


2008 - Marcos Mendes – Bom arranjo partidário (5), tinha a máquina forte (5), não tem tanto carisma mas já havia sido candidato outras vezes (2) – NOTA 12 (a máquina era forte pois o prefeito disputava a reeleição).

Alair Correa – Tinha um arranjo fraco, pois o PT estava rachado e isto fragilizava qualquer aliança com o PMDB, mas o seu partido (PMDB) era grande (2), não tinha a máquina (0), tinha carisma (5) – NOTA 7

Paulo César – Não tinha arranjo partidário e o partido PR é pequeno (1), não tem a máquina (0), não tem carisma, mas já disputou eleição (2) – NOTA 3

Jânio Mendes – Não tinha grandes alianças, e o PDT não é um dos grandes partidos (1), não tinha a máquina (0), não tem carisma, mas já disputou eleição (2) – NOTA 3

Cláudio Leitão – Sem arranjo partidário, e partido pequeno (1), não tem máquina (0), candidato novo (0) – NOTA 1


Resultados de 2008:

Marcos Mendes – 47.799 votos

Alair Correa – 34.627 votos

Paulo Cesar – 7.798 votos

Jânio Mendes – 5.099 votos

Cláudio Leitão – 695 votos

OBS – a pequena diferença entre Paulo César e Jânio, 2,8 % dos votos, confirma o empate da equação, e deve-se a uma calibragem muito fina em virtude do eco da primeira votação de Paulo César à Prefeito, quando ele quase venceu Marcos Mendes. Jânio jamais obteve uma votação com aquele coeficiente, e, portanto, não possui este eco.

Avaliada pois a eleição de 2008 segundo os parâmetros propostos, vamos a análise do quadro de 2012.


Possíveis arranjos considerando o carisma

1 - Alair no PR com acordo com o DEM - PPS e nanicos

Bom arranjo (5), não tem máquina (0), tem carisma (5)

Nota 10


2 – Alair no PR, com o apoio do PT e nanicos

Bom arranjo (5), não tem uso da máquina (0), tem carisma (5).

Nota 10


3 - Alair no PMDB

Realidade difícil, mas como ele ainda está filiado ao partido vamos avaliar.

Não deve conseguir os maiores partidos, mas certamente conseguirá alguns, ou seja, um arranjo mediano (3), não terá a máquina (0), tem carisma (5).

Nota 8


4 - Alair no PRB

Não se abrem muitas possibilidades de acordo partidário, e o partido é pequeno (1), não tem a máquina (0), mas tem carisma (5) –

Nota 6

Obs. Neste cenário do PRB, caso consiga um acordo com o PR, passa a ser um arranjo mediano, com peso (3), a soma então seria

nota 9.


Possíveis arranjos considerando os partidos:

1 - O provável arranjo PDT – PMDB – PV e nanicos é um bom arranjo (5), terá a máquina, porém razoavelmente fraca (2), não tem carisma, mas já disputou eleição (2).

Nota 9


2 - O arranjo nacional do PSDB – PPS – DEM é um bom arranjo (5), não terá a máquina(0) e não tem carisma, mas já disputou eleição (2).

Nota 7


3 – O PSOL é um partido pequeno (1), não terá a máquina (0), não tem carisma, mas já disputou eleição (2).

Nota 3


4 – O PT é um grande partido, mas se propuser candidatura própria não deverá contar com PDT e PMDB. É um grande partido (2), não terá a máquina (0), e o candidato é novo (0).

Nota 2


5 - O PCB é um partido pequeno (1), não terá a máquina (0) e o candidato é novo (0).

Nota 1


Neste sentido, em ordem decrescente de chances reais, considerando os ensaios propostos, e seguindo a hierarquia das chances segundo as notas da equação, temos as seguintes possibilidades:

- Maior chance (nota 10): Alair no PR com acordo do DEM – PPS e nanicos; ou Alair com acordo com PT e nanicos;

- Disputa em pé de igualdade (notas de 8 e 9): acordo PDT-PMDB-PV, e Alair no PMDB; ou Alair no PRB com apoio do PR.

- Disputa menos favorável (notas 6 e 7): aliança nacional PSDB – PPS – DEM; Alair no PRB;

- Praticamente sem chances (abaixo de 5): as candidaturas avulsas do PSOL, do PT e do PCB, nesta ordem;

É preciso ressalvar que estamos considerando a cena atual, não estamos considerando problemas jurídicos na proposição de candidaturas, alternância de comando da máquina municipal, e coisas do gênero.

Lembro também que além do meu juízo pessoal, considerei, para efeito do carisma, a experiência de um político tradicional da cidade, com passagem por vários grupos, que foi o Antônio Carlos Trindade e sua frase: “aconteça o que acontecer o Alair tem de 25 a 30 % dos votos”.


Mais uma vez agradeço a todos os que leram os artigos escritos. Foi uma honra para mim.


Um forte abraço

Marcelo Paes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.