Pular para o conteúdo principal

Inês de Sá em Dicas.

E-mail: inesdesa@gmail.com


Formas e cantos de Cabo Frio

Estava eu no pátio interno do Museu de Arte Religiosa e Tradicional – MART – de Cabo Frio aguardando a abertura da exposição “Divino Mudinho”, quando uma melodia saída da porta lateral da igreja me chamou a atenção. Senti-me qual personagem de filme de animação que, atraído por uma fina névoa que se alonga pelo ar, é levado para outro enredo. Não resisti e me deixei conduzir, descobrindo, no final da trilha sonora, o ensaio do Coral Despertar. Depois de informada de que haveria outro encontro na quinta próxima, rebobinei o filme e voltei para a exposição.


Divino Mudinho

Escultor, franzino e surdo-mudo, advindo daí o apelido “Mudinho” pelo qual é conhecido, Manuel Antonio da Costa nasceu na Rasa, bairro quilombola de Búzios, onde faleceu em 1986. Confesso que não consegui me concentrar nas peças. De madeira, na maioria figuras humanas, densas, como se cada semblante guardasse um segredo, as obras me pareciam constrangidas em meio a tanta gente. Propondo-me a voltar para conhecê-las em outro momento mais individual, voltei ao pátio, convencida de que aquelas criaturas do silêncio guardavam, em cada entalhe, palavras sentidas e não ditas, que só podem ser alcançadas quando nos aproximamos com o respeito de quem adentra em solo virgem.


Coral Despertar

Na quinta-feira, voltei a Igreja N.S. dos Anjos para encontrar o Coral Despertar, e logo de entrada, deparei-me com uma questão que me tomou pelos olhos. Já imaginou o que é cantar frente a um altar de ouro? Pisquei várias vezes para sair do transe e voltar ao presente, pois já estava tentada a entrar pela história daquela maravilha.

Mas não pense você que, por ensaiar em uma igreja, o repertório do coral se restringe a Música Sacra. Ouvi a última peça ensaiada, e era nada menos que “Ô Abre Alas”, da nossa Chiquinha Gonzaga, a primeira marchinha de Carnaval já criada. O Maestro Francisco me informou que, coincidentemente, o Coral completava quinze anos naquele exato dia (vou cobrar o bolo). Fundado por D. Laís Massa, o objetivo inicial era o convívio da “melhor idade”, no desejo de propiciar aos seus componentes um clima musical, artístico e lúdico, que ampliasse a criatividade, a sociabilidade e a alegria.

Mas saiba, realizando eventos na cidade e além dela, o Coral está aberto a qualquer idade, tendo seus encontros semanais nas tardes de terças e quintas-feiras, entre 15 e 17 horas. Querendo é só chegar. A mensalidade é somente de R$ 10,00, pois o Coral Despertar conta com a UNIMED e o MART de Cabo Frio, que gentilmente cede sua instalação. Venha treinar sua voz, e encher de música a sua vida.


Exposição Divino Mudinho

Local: Largo. Sto. Antônio, Centro, Cabo Frio. Tel: (22) 2644-3317.

Data: 22 de março a 13 de abril de 2011.

MART: Ao pé do Morro da Guia, o museu foi um convento de frades franciscanos até 1872. Igreja, pátio interno e duas salas de exposição compõem o MART.

Visitas: terça a sexta: 10h as 12h de 13h as 17h. sábados, domingos e feriados: 14h as 18h.


Coral Despertar

Contato: (22) 88037013

Local: Igreja NS dos Anjos, Largo de Santo Antônio, s/n, Centro, Cabo Frio.

Ensaio: terça e quinta-feira, de 15 as 17 horas.

Mensalidade: dez reais.

Presidente: Marta Aparecida Gomes da Mata

Maestro: Francisco Javier Silguero Gorriti

Pianista: Itália Penza

Sobre o maestro: Francisco Javier Silguero Gorriti, de origem espanhola, é morador de Cabo Frio desde 2002. Formado como Professor de Trompete e de Linguagem e Teoria Musical pelo Conservatório de San Sebastián, tem diversos cursos de aperfeiçoamento musical nos Conservatórios de Bayonne (França) e Madrid (Espanha). Como trompetista atuou em várias orquestras sinfônicas espanholas e francesas, e foi professor em diferentes conservatórios e escolas de música municipais, assim como regente de diversos grupos.


Vídeos sobre “Ô Abre Alas”, e de como tocá-la no violão:

http://letras.terra.com.br/chiquinha-gonzaga/242251

http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/430778


Fotos:



Foto 1 - Escultura em madeira da exposição "Divino Mudinho"

Foto 2 – O Coral Despertar frente ao altar da Igreja N.S. dos Anjos.

Foto 3 – Maestro Francisco e a pianista Itália Penza.

Foto 4 – A música do Coral Despertar.

Foto 5 – O Coral Despertar, tendo o Maestro Francisco à frente.

Foto 6 – Outra composição do Coral Despertar, a maioria feminina precisa ser vencida!

Foto 7 – Entrada do MART, foto da Internet.


E A CAMPANHA CONTINUA

Enquanto a prensa não é encontrada, iniciamos a captura da Guilhotina de papel. Você tem uma para doar?

E-mail: bibliotecawalternogueira@hotmail.com

Blog: http://bibliown.blogspot.com


Neste domingo, teremos o Encontro literário de escritores fluminenses no MART, as 15 horas. O evento faz parte da 21a Semana Teixeira e Souza. Nos vemos lá. Abraço apertado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.