Pular para o conteúdo principal

A Irmandade Parte 2 - A Hora do Adeus.


Por Dr. Marcelo Paiva Paes


As articulações em torno do nome do irmão do prefeito, Carlos Victor, tem o condão de mostrar que ao longo destes anos o governo Marcos Mendes não se preparou para duas coisas essenciais em quem entra na vida pública. Deixar o poder, e construir lideranças.

A verdade é que não há nomes que inspirem a confiança necessária nos Mendes de que a mudança do governo não representará uma mudança do poder. E isto é um quesito fundamental, pois o que na maioria das vezes se busca é que se mude o governo, mas não se mude o poder sobre as estruturas do estado.

Por mais paradoxal que pareça, apesar de não se pretender esta mudança do poder, os governantes, via-de-regra, esquecem-se de construir algumas lideranças que sejam capazes de dar conta do governo respeitando o poder. Porém, nas cidades do interior é muito comum governar nomeando primos, sobrinhos, ou irmãos em secretarias de governo. Bem ao sabor da velha e burguesa tradição de que a família é o primeiro lugar onde se buscam substitutos confiáveis.

Não seria diferente em Cabo Frio, ao se aproximar este momento o nome de Alfredo Barreto vinha sendo trabalhado de forma criteriosa, quis o destino que isto não viesse a ser possível. Na ausência sentida de Alfredo Barreto, a máquina, perplexa, atravessava um momento conturbado do ponto de vista jurídico, o que consumia, e ainda consome, muito da energia do prefeito. Sem o comandante em condições de elaborar uma estratégia, e com o comandante sendo obrigado a se decidir por um nome no fervor de acontecimentos que eram-lhe desfavoráveis, a máquina regurgitou o nome de Alfredo Gonçalves.

Como vimos no artigo de ontem, este fenômeno é uma gestação anencefálica. Em medicina diríamos que esta gravidez de risco tem tudo para não ir a termo. Mas quem poderia substituir Alfredo Barreto? Note-se que não estamos falando em competência, estamos falando em confiança. Alfredo Barreto era um homem inteligente, tinha competência suficiente para tocar a empreitada, e, por razões familiares, tinha a confiança do poder constituído. Na sua ausência quem poderia ocupar esta cadeira?

Realmente não há outro nome senão o do irmão de Marcos Mendes. Enfim, avaliamos hoje a indicação de Caros Victor pela ótica da falta de preparo do governo em constituir lideranças, a ponto de ter optado primeiramente por Alfredo Barreto e, agora, por Carlos Victor.

Esta leitura da ausência de nomes confiáveis deixa claro para Jânio, Alfredo Gonçalves, e qualquer outro que eventualmente esteja contando com Marquinho, que nenhum deles é capaz de conseguir esta “graça”. Cabe a eles esperar que esta indicação não se concretize por razões de natureza jurídica, mas devem saber que, mesmo não se concretizando, eles não serão candidatos que possam estimular a máquina e suas bases a ponto de fazer a diferença na campanha. Caso contrário, devem se esquecer desta “benção” e partir para a oposição. Uma oposição que pode ser branda, mas que necessariamente se faça na lacuna de poder que há entre a máquina municipal e a liderança do ex-prefeito Alair Correia.

Amanhã vamos falar dos riscos desta empreitada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.