Pular para o conteúdo principal

O ACORDO PMDB – PPS. Por Dr. Marcelo Paes Paiva


Bem, o quadro político está muito escondido, quando isto acontece, é porque alguma coisa está vindo por aí. E eu estou sentindo um cheiro no ar de algo até pouco tempo inusitado, mas que começa a se desenhar, qual seja:

Um acordo do PPS com o PMDB no Rio de Janeiro.

E a coisa deve funcionar assim, Sérgio Cabral está construindo sua plataforma para 2014, esta plataforma não passa, neste momento, pelo PT. Sérgio sabe que no Rio Lindbergh é uma pedra no seu sapato. Assim ele precisa construir algum caminho no lado mais progressista da sociedade.

As eleições no Rio colocaram um fator muito favorável a esta aliança, que foi a eleição para deputado federal do Stepan Nercessian. Amigos por razões que passam pelo pai do governador, Stepan defende uma aliança ao governador, respeitando-se os quadros políticos locais. Um outro fator também pode favorecer esta aliança, Sérgio Cabral começou sua militância no PCB, e o PPS, como vimos em um artigo que escrevi, é uma derivação do velho PCB.

Claro que isto não é tão simples, esta posição, por exemplo, não é defendida pelo deputado estadual Comte Bittencourt. Mas está sendo construído. Se assim for, Alfredo Gonçalves torna-se candidato inevitável da máquina, e por quê? Porque o PMDB respeitaria os quadros locais em prol da aliança no estado, que favoreceria o projeto de Sérgio Cabral, ou seja, entrega-se o anel, que é Cabo Frio, mas fica-se com os dedos.

Ou seja, não existiria motivo para o PMDB levar Alfredo consigo. Ele pode ficar no PPS. Quem perde? Perde o PDT, que fica sem a possibilidade de construir um apoio em Cabo Frio com o PMDB, mas pode ser que leve o PT consigo. Pois este acordo PPS – PMDB no Rio de Janeiro descarta o PT, que deve começar seu projeto de independência política do PMDB.

O PR, por sua vez, teria que partir para um acordo com o DEM no Rio, e usar a força de Garotinho para se firmar no interior e eleger um número razoável de prefeitos, pois o projeto Garotinho passa pelo Governo do Estado em 2014, assim como o do PT.

Ou seja, em 2014 temos três projetos claros de chegar ao governo do estado do Rio de Janeiro, e estes projetos passam pelas eleições municipais. Os projetos são de: Garotinho, do PT (Lindbergh) e do Sérgio Cabral (PMDB).

Para viabilizá-los desenham-se os seguintes cenários nas eleições das prefeituras em 2012:

1 - Garotinho cede Clarisse Garotinho para vice de Rodrigo Maia na capital, e o DEM apóia o PR no interior;

2 – O PT lança candidatos e tenta o apoio dos partidos coligados como PCdoB, PSB e PDT, respeitando também algumas cidades do interior em que o PDT tenha candidato mais forte que o PT, como Cabo Frio, por exemplo;

3 – Sérgio Cabral lança o seu candidato com o apoio do PPS no Rio de Janeiro, e respeita as cidades do interior em que o PPS tenha candidato, como Cabo Frio.

É isto amigos, que está regendo a política das bases dos governos. Precisamos lembrar que sempre existem as pessoas que tentam levar a política para o lado do emprego para as suas bases, e não tentam fazer a diferença. E os governos são uma grande fonte de empregos. Insisto, entretanto, que esta construção não é inevitável, muitas águas ainda vão ter que rolar, mas, caso ela se consolide, teríamos em Cabo Frio, o seguinte cenário:

Chapa 1 - PPS – PMDB;

Chapa 2 - PR – DEM;

Chapa 3 - PDT – PT.

Como diria Júlio César: “Alea jacta est”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.