Pular para o conteúdo principal

Reflexos da Serra. Por Pedro Nascimento Araújo.


Que tal gasolina pura?

O Brasil tem fama merecida de celeiro do mundo. Nossa agricultura é uma das mais avançadas, competitivas e produtivas do mundo. Nosso etanol resume as melhores características do nosso setor agrícola. Por isso, o mundo inteiro nos olha e aprende conosco. O etanol de milho americano, nosso mais próximo competidor, está milhas atrás de nosso etanol de cana de açúcar sob qualquer prisma. Em fóruns mundiais como a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil exige menos barreiras para nosso etanol. E consegue sucesso. Por isso, causa espanto saber que importaremos 200 milhões de litros de etanol dos Estados Unidos.

Como, se produzimos etanol melhor e mais barato? E a coisa toda faz menos sentido ainda quando importamos etanol para suprir os 25% de etanol que são obrigatoriamente misturados à gasolina. Sim, nossa gasolina não é pura. A proporção muda ao sabor dos interesses dos usineiros: se eles produzem muito etanol, a proporção passa a ser de 25%, para evitar quedas no faturamento. E isso é errado. Se há muito etanol, o certo é que o preço caia para o consumidor. Porque, quando há pouco – e estamos vivendo uma fase de escassez – o preço sobe. Nós pagamos mais caro para manter o lucro dos usineiros.

Essa, infelizmente, é uma situação recorrente no Brasil. Quando o café era o principal item da pauta exportadora, o setor público comprava o excedente de produção e o queimava, para manter os preços mundiais elevados. Em uma situação dessas, na qual se produz demais em um ano e o preço não cai, o que os produtores fazem é sempre o mesmo: produzem ainda mais no ano seguinte. Os desequilíbrios vão se acumulando, os consumidores vão pagando a conta do lucro artificial e, claro, em algum momento a conta não fecha e basta um estopim para a crise explodir. No caso do café, foi o crash da Bolsa de Nova Iorque em 1929.

Mais de 80 anos depois, percebo que não aprendemos nada e continuamos garantindo lucros em atividades privadas com atuações públicas. O etanol está caro no país dos carros flex? Usaremos gasolina. Está barato? Usaremos etanol. O que não faz sentido é sermos obrigados a comprar 25% de etanol quando compramos gasolina. Será melhor para todos se o mercado funcionar: ações como essa prejudicam nosso bolso e colocam nosso país na condição humilhante de comprar de quem passamos o tempo todo dizendo que vende de forma desleal com subsídios. Nada disso ocorreria se nossa gasolina não contivesse etanol. Então, que tal o Brasil ter gasolina pura, como o resto do mundo?


Pedro Nascimento Araujo é economista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.