Pular para o conteúdo principal

Sambas de Várias Notas. Por Marcos Chaves.


ACABOU O SILÊNCIO

Dando fim a um período de silêncio estratégico, volto com a nossa coluna na certeza de prestar um bom serviço a toda sociedade cabo-friense e a comunidade do samba, especificamente. Afastei-me do objeto para analisar com amplitude visual todos os aspectos da crise que assola o carnaval cabo-friense.

Informações precisas, comentários imparciais e relevantes, são os instrumentos com os quais acredito que a imprensa séria, deve contribuir a todo contexto social.


GENESIS

Não devemos nos iludir com as aparências, a origem de toda a crise do carnaval e o seu desenrolar deixam amostra um sistema nocivo, venal e corrupto que envergonha (ou ao menos deveria envergonhar) a toda comunidade do samba.

Para o bom entendimento de todos, traço uma cronologia do “imbróglio” e suas conseqüências.


* 2003 – A GRES Flor da Passagem sob a presidência de Fernanda Couto, apresenta seu carnaval com Robson Goulart, Serginho Carioca e Amarildo de Melo na formação de seu equipe artística de criação.

* 2004 – João Felix numa manobra obscura ascende ao cargo de Presidente da Flor da Passagem e dá início ao seu projeto de poder. A “super-diretoria” que se formou encontrou dificuldades no fator “Vitor Vidal” (Carnavalesco implantado e bancado pela Sec. de Cultura no carnaval de Cabo Frio) e atolou-se, assim como a maioria das agremiações, em dívidas.

* 2005 – A Secretaria de Cultura escraviza os Presidentes de Escolas de Samba, alocando “créditos” que passavam de um ano para outro e distribuindo favores individuais que propiciaram a eleição de sucessivos Presidentes na Liga das Escolas de Samba.

* 2006 – Logo após o carnaval a eleição da Liga trás a tona os primeiros sinais de crise. Leandro Correa candidato derrotado ameaça “chutar o balde”, funda o Bloco “Safado é o Cara” e depois recua admitindo a derrota para Jorge da Conceição que fora apoiado pela Secretaria de Cultura.

* 2007 - Jorge da Conceição executa um excelente carnaval a frente da Liga, porém surpreende a todos ao lançar sua candidatura para Vereador em Cabo Frio, pela oposição ao Governo Marquinho Mendes.

A Secretaria de Cultura então esvazia o poder da Liga, articula o pedido de Impecheament e encaminha o que seria o primeiro grande escândalo do carnaval.

* 2008 – ESCÂNDALO!!! Jorge da Conceição denúncia que a Comissão Julgadora sofreu “Assédio Moral” e apresenta uma gravação comprometendo Carlos Ernesto (Chefe de Gabinete) e Ricardo Chopinho (Motorista).

* 2009 – ESCÂNDALO!!! Toda a Diretoria da GRES União dos Bairros se demite após a eleição da Presidência da Liga, por discordar do voto de sua representação, que deu a vitória ao candidato apoiado pela Secretaria de Cultura.

* 2010 – ESCÂNDALO!!! Bárbara Rita, Vice-Presidente da GRES Renascer de Cabo Frio, denúncia improbidade nas aplicações dos recursos captados pela Lei Rounet junto a Eletrobrás S/A.

* 2011 – ESCÂNDALO!!! Felício Batista denuncia o envolvimento do Coordenador de Jurados, Amarildo de Melo, e o Carnavalesco da GRES Flor da Passagem, Robson Goulart, no Rio de Janeiro, especificamente da GRES Independentes de São João de Meriti. GRES Flor da Passagem é desclassificada e perde o Campeonato 2001.


FRAGILIDADE

A defesa da Diretoria da GRES Flor da Passagem é muito frágil e com certeza dará margem a mais desdobramentos e punições futuras.

O Presidente Chico Parafusos e seu Vice João Felix eram, respectivamente, Tesoureiro e Vice Presidente no carnaval da Flor (2003) em que Robson Goulart e Amarildo de Melo eram carnavalescos. O que inviabiliza a hipótese de desconhecimento ao envolvimento dos artistas.

Fabiano Ramiro, Tesoureiro da Liga e membro da GRES Flor da Passagem, foi quem encaminhou a proposta da coordenação de jurados de Amarildo de Melo, impossibilitando a probabilidade da coincidência pura e simples.


BÁRBARA

A GRES Renascer de Cabo Frio teve toda sua diretoria expulsa do carnaval. Tentemos entender... Bárbara denunciou e foi expulsa, e quem violou os resultados sai impune.

É... Pau que dá em Chico, não bate em Francisco!!!


VERGONHA

Enquanto isso... na sexta-feira no Programa Chapa Branca, foi anunciada a “Chapa do acórdão”. Ninguém demonstrava vergonha dos últimos acontecimentos e até faziam graça e gargalhavam sem o mínimo constrangimento.

Fica vermelha, cara sem-vergonha!!!


PROFISSIONALISMO

Ademilton Ferreira, a despeito de seus patrocinadores, vem desenvolvendo um trabalho de alta importância para a sociedade cabo-friense. Reportando os fatos com profissionalismo e acompanhando todo o andamento da denúncia no MP do Projeto da BR..

Alô rapaziada!!! Tira a roupa do varal que vai cair temporal!!!

Se a vida já é dura prá malandro...

Imagine prá otário!!!

(Autor: um Zé)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.