Pular para o conteúdo principal

Luz mais barata para quem realmente precisa.


Por Dr. Juliano Almeida

Todo mundo reclama do alto valor das contas mensais de energia elétrica que pagamos para podermos ter luz em nossas casas. Isso não é novidade pra ninguém.

Acredito também que todos acham um absurdo pagarmos a CIP – Contribuição Iluminação Pública nas contas mensais de energia, como também discordamos da quantidade de impostos embutidos e descobrimos que se não fossem eles, a nossa conta seria em torno de 45% mais barata.

Pois bem, pelo menos os consumidores mais pobres (considerados baixa renda) poderão usufruir de descontos na conta de luz, que variam em porcentuais de descontos a serem aplicados, depende do padrão de consumo da família, variando de 30kWh/mês (desconto de 65%) a um máximo de 202 kWh/mês (desconto de 10%).

Ocorre que, as modificações efetuadas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) prejudica milhares de consumidores, pois antes não existia o critério de “baixa renda”, mas sim, “baixo consumo”.

A mudança, segundo a ANEEL, vem para corrigir as falhas no sistema, que gerava distorções, uma vez que consumidores solteiros de classe média, que moram sozinhos, acabavam sendo beneficiados, assim como proprietários de casas de veraneio.

Para continuar recebendo o benefício, os consumidores mais pobres terão de apresentar às distribuidoras o NIS (Número de Inscrição Social) que possuem no Cadastro Único do Governo Federal, usado como critério para distribuição do Bolsa Família. Além de estar dentro desse cadastro, o consumidor precisará comprovar uma renda mensal per capita de meio salário mínimo (R$ 255).

Além dessas alterações, a Lei nº 12.212 estabelece também que as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico que consomem de 30 kWh/mês a 100 kWh/mês terão desconto integral, até o limite de 50 kWh/mês.

O mais importante, cabe a nós consumidores alertar aos consumidores dito “baixa renda” de efetuarem junto a AMPLA a sua atualização de cadastro e solicitar que seja enquadrado nos benefícios da Lei.

Faça você também esse trabalho de orientação, divulgue essa noticia e defenda essa idéia, afinal, todos nós somos consumidores.

Um consumidor bem informado, nunca será enganado.


Dúvidas ou sugestões, entre em contato através do e-mail consumidoremalerta@gmail.com


Juliano Almeida é advogado (OAB/RJ 106.373), presidente da ANDECON (Associação Nacional da Defesa doConsumidor)


Telefone (22) 2645-2956


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.