Pular para o conteúdo principal

Os que podem, e os que não podem... perder.


Por Marcelo Paes Paiva.

Em uma eleição para prefeito só há um eleito. Mas podem haver outros ganhadores, são aqueles que se candidatam para iniciar uma trajetória, para marcar seu nome no meio do povo. E há também aqueles que não eleitos, são realmente derrotados, estes são os que já estão na disputa há tempos, e a não eleição para prefeito os diminui politicamente na cidade.

Não será diferente em Cabo Frio. Dentre as candidaturas de hoje, podemos dizer que o placar entre os que podem e os que não podem perder está quatro a quatro. Isto porque vou considerar que o PT lançará um candidato.

E quem são eles? Vamos lá:

OS QUE MESMO PERDENDO GANHAM

Mansur, Silas Bento, Froilan Moraes e o candidato do PT.

Silas ganha mesmo perdendo porque inicia sua trajetória para o executivo, atingindo assim um maior respeito por parte do eleitorado, respeito este que o capacitaria a ser reconhecido como alguém que possa representar a cidade em 2014 como deputado estadual eleito por Cabo Frio, e assim, talvez em 2016, possa se eleger prefeito.

Froilan cristaliza seu nome na cidade como elemento político, e pode ir colhendo frutos ao longo desta jornada, para isto, entretanto, precisará depender menos dos negócios com a prefeitura da cidade, devendo trabalhar seu lado empresarial nos municípios vizinhos e mesmo no Brasil, como faz, por exemplo, com os eventos em Minas Gerais.

Mansur inicia sua trajetória também em direção ao executivo, mas, sobretudo, ajuda sua mulher Chris Mansur a eleger-se vereadora, desde que, evidentemente, consiga montar uma nominata razoável, o que parece estar fazendo.

E o PT, se lançar candidato, busca começar enfim a ocupar um espaço que já devia estar ocupando, uma vez que o Partido hoje é a maior força política do país. Vejam que enquanto o PSDB governou o estado e presidiu o Brasil, ele teve o prefeito da cidade.

OS QUE NÃO PODEM PERDER:

Jânio Mendes, Paulo César, Alair Correia, e Alfredo Gonçalves (candidato da máquina)

Jânio, e Paulo César não podem perder pois a não eleição dos seus nomes os deixará fragilizados, mostrarão que os seus coeficiente eleitorais realmente não são carismáticos, e poderão ter dificuldades em 2014 para se reelegerem deputados, ainda mais dependendo de quem ganhar em 2012.

Alair não pode perder pois isto demonstraria uma queda da sua popularidade com uma conseqüente perda do seu carisma, e sem carisma Alair teria que se reinventar em dois anos, coisa que talvez não tenha estímulo para fazer.

Alfredo Gonçalves não pode perder, pois é o candidato da máquina, e numa eleição de um turno só este candidato tem, ainda que tacitamente, a obrigação moral de ganhar. Além do que, se perder ficará dois anos sem mandato nenhum, e com os falsos amigos que colecionou perceberá “logo logo” que quem estava falando a verdade, e por extensão sendo seu amigo, éramos nós que o alertávamos dos riscos da estratégia que ele construiu para chegar à prefeitura.

Eu, particularmente, tirando Alfredo que não consigo visualizar como candidato viável, acho que a eleição deve ser ganha por alguém do grupo dos que não podem perder, Jânio, Paulo César ou Alair. Porém, o Silas deve atingir um eleitorado cativo que todos sabemos qual é. E este eleitorado em uma eleição muito pulverizada pode produzir um quórum surpreendente.

Mas analisar candidato por candidato será objetivo de textos que escreverei mais adiante, quando o quadro estiver mais consolidado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.