Pular para o conteúdo principal

Reflexos da Serra. Por Pedro Nascimento Araújo.


Paulo Mustrangi, o Marquinho Mendes de Petrópolis

Embora eu more em Petrópolis, virtualmente toda semana vou a Cabo Frio, o que me permite testemunhar a triste decadência da cidade sob Marquinho Mendes: Cabo Frio nunca esteve tão abandonada, suja, desordenada e mal-amada por um prefeito como agora. Mas Cabo Frio, infelizmente, não é a única cidade do estado que está em decadência a olhos vistos: Petrópolis disputa com ela este triste campeonato. Assim como em Cabo Frio, em Petrópolis a origem do problema também está na prefeitura.

Paulo Mustrangi, prefeito de Petrópolis, governa com um estilo semelhante ao de Marquinho Mendes no que este tem de pior. Senão, vejamos. Saúde e educação nunca estiveram tão ruins – e, exceto pelas greves destas categorias, que Petrópolis viveu ano passado, a situação das duas cidades é semelhante na mediocridade.

Além disso, sob Paulo Mustrangi, Petrópolis parou de investir nos eventos, exatamente como Marquinho Mendes fez em Cabo Frio. Para vocês terem uma idéia, neste ano Petrópolis simplesmente não teve Carnaval. Os grandes eventos, como a Bauernfest (festival de cultura alemã no inverno), estão gradativamente perdendo o apoio da prefeitura – em 2010 o prefeito não fez a tradicional abertura do evento, possivelmente com medo de vaias.

Quem anda em Petrópolis, hoje, depara-se com desordem urbana generalizada. Há sujeira por todos os lugares, moradores de rua, vendedores ambulantes operando fora dos locais permitidos, traficantes agindo sem serem incomodados. Neste ambiente de desordem, a violência cresceu desenfreadamente. O que ocorre hoje em Petrópolis sob Paulo Mustrangi é assustadoramente semelhante ao que ocorreu em Cabo Frio quando Marquinho Mendes assumiu.

Há mais exemplos. O transporte público em Petrópolis conseguiu virar o pior do Estado. Há, na cidade, três empresas de ônibus sob intervenção municipal há mais de um ano sem que nada tenha melhorado – pelo contrário, piorou. O sistema de terminais de integração, que permitia que as pessoas pagassem apenas uma passagem, foi extinto, forçando trabalhadores a pagarem mais para trabalhar. Paulo Mustrangi fez isso porque quem criou esse sistema foi seu antecessor, Rubens Bomtempo. Notaram a semelhança? Rubens Bomtempo é o Alair Corrêa de Paulo Mustrangi e Paulo Mustrangi é o Marquinho Mendes de Rubens Bomtempo, com a diferença de Mustrangi não ter sido eleito por Bomtempo, ao contrário de Marquinho, que deve sua eleição a Alair.

Paulo Mustrangi é igual a Marquinho Mendes na fixação por negar e destruir o que seu antecessor fez. Nós já vimos este filme em Cabo Frio e estamos vendo a reprise em Petrópolis. Alair Corrêa mudou Cabo Frio para sempre: suas obras estão aí para quem quiser ver e seu trabalho virou referência no Estado. Rubens Bomtempo também mudou Petrópolis para sempre: urbanizou comunidades e, entre outras coisas, fez uma reforma no Centro Histórico da cidade que virou referência no Estado. Em seu governo, mesmo sucedendo um prefeito empreendedor como Alair Corrêa, Marquinho Mendes não construiu nada. Paulo Mustrangi também não.

O problema é que, enquanto Marquinho Mendes dura no máximo até 2012, podendo ser apeado do poder antes pela justiça, Paulo Mustrangi ainda pode disputar a reeleição. Embora esteja atualmente muito mal avaliado pela população, sempre há o risco de um pacote de obras eleitoreiras levá-lo a vencer em 2012. Outro Marquinho Mendes, não!


Pedro Nascimento Araujo é Economista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.