Pular para o conteúdo principal

A Ressaca do PT. Por Dr. Marcelo Paes Paiva


Bem, passadas as festas é hora da ressaca. A situação do PT em Cabo Frio é absolutamente paradoxal.

O Partido dos Trabalhadores vive hoje, em nível nacional, uma crise de consciência, e em nível estadual, uma encruzilhada.

A crise de consciência é de caráter ideológico, e não me debruçarei sobre ela. Apenas afirmo que o PT se aproximou das estratégias sindicalistas de manutenção do poder, e no capitalismo elas são verdadeiras lutas fratricidas onde vale tudo para se presidir o sindicato. Quando digo vale tudo, é vale tudo mesmo, desde assassinatos até os acordos com o patronato. Assim, ao se aproximar das estratégias sindicais de manutenção do poder, o PT se afastou da ideologia de ser um partido de massa com propostas de mudança deste modelo econômico baseado na economia de mercado.

Esta crise de consciência só não é maior porque o partido vem perdendo seus quadros históricos que não compactuam com esta política, como Chico Alencar, Heloísa Helena, Marina Silva, César Benjamim, e etc., ao mesmo tempo que ganha apoios como Sarney, Collor, Renan, Dornelles, Maluf, e, recentemente, Kassab e Kátia Abreu. Estes últimos através da criação do PSD,um partido que nasce para abrigar a burguesia industrial e agrícola que estava querendo apoiar o governo, mas não pertencia a partidos da base como PP, PRB e PTB.

A encruzilhada estadual é diferente, no Rio de Janeiro o PT tem dois projetos: um deles é descolar-se do PMDB, o outro é manter o quadro nacional com o PMDB.

Esta encruzilhada em Cabo Frio é mais grave pelo seguinte motivo. Quem personifica a manutenção do acordo nacional é o Ministro Luiz Sérgio, e quem personifica a independência é o Senador Lindbergh. Luiz Sérgio quer ser candidato a vice governador na chapa do PMDB que terá Pezão de candidato. E Lindbergh quer ser candidato a governador pelo PT.

Se fosse hoje eu apostaria 100 contra 1 que Lindbergh não conseguiria a indicação. Se isto acontecer, em Cabo Frio o PT terá que apoiar o candidato a prefeito que a dupla Sérgio Cabral e Marcos Mendes apoiarem, pois esta articulação do governo passa pela eleição da prefeitura ano que vem.

O que intriga na questão local é o fato do atual presidente do PT afirmar que é do grupo do Ministro Luiz Sérgio. Este é o grande paradoxo da questão, afinal, se é ligado a Luiz Sérgio, o atual diretório está dentro do projeto PMDB – PT para governo do Rio de Janeiro. E aí, a decisão será de apoiar Marquinho e sua turma. Mesmo que o Presidente local diga que em Cabo Frio não será assim, a verdade é que será. Pois não adianta dizer que o PT respeita decisões municipais, afinal os exemplos contrários são muitos, e são definitivos. No Brasil inteiro os diversos PTs foram obrigados a respeitar o quadro nacional na última eleição, sendo o caso mais contundente no Maranhão, onde os candidatos acabaram fazendo campanha contra a Roseana, mas o horário do Partido na televisão, e o apoio formal, foram para o clã dos Sarney.

Assim amigos, a ressaca desta vitória em Cabo Frio pode ser a repetição do que houve estes anos, porém com outros atores. Afinal a turma deve cair nas graças do candidato oficial, e aí já sabemos como é: Vêm os cargos, vão-se as almas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.