Pular para o conteúdo principal

Texto Enviado Pelo Atual Proprietário da Casa Wolney.


Quando procuramos um imóvel para comprar, não estávamos procurando problemas, mas....

Localizada no centro comercial de Cabo Frio, bem no calçadão de lojas, uma casa baixa em condição estrutural e aparência muito precária. A casa não tinha adornos na fachada, pois era uma construção muito simples. Não tinha colunas, apenas toras de madeiras deterioradas pelos cupins.

Não compramos a casa. Compramos o terreno.

Sabemos da importância do antigo morador, mas a Prefeitura há de valorizá-lo como já está fazendo em exposição no Charitas, e existem quantos tantos outros locais que podem expor suas obras. Uma idéia seria usar a parte antiga de Cabo Frio, na Passagem. Lá você ainda tem uma pequena Parati, seria interessante, pois o público nostálgico que freqüenta aquela área é o mesmo que aprecia a cultura do tempo pretérito. Além disto, dispor suas fotos em todos os Órgãos Públicos da cidade. Seria uma ótima exposição de suas obras.

O imóvel foi comprado justamente dos filhos do Sr. Wolney.

Foi um ano de negociação, até que fechamos tudo baseado nos documentos e palavras que tivemos das pessoas afins.

O imóvel foi oferecido à Prefeitura e ao IPHAN.

Não houve interesse em adquiri-lo.

Perguntado explicitamente sobre a possibilidade de DEMOLIÇÃO, foram fornecidas as seguintes Certidões, as quais temos posse:

Prefeitura de Cabo Frio - Declara não haver nenhum interesse de Desapropriação e/ou Recuo.

IPHAN - Declara que o imóvel NÃO é tombado.

A despeito disto, tive uma reunião na Prefeitura e no Iphan, antes de fechar o negócio.

Dela eu recebi a informação de que poderia ficar tranqüilo, pois a Prefeitura não tinha interesse nenhum no local e que aquela rua iria passar por uma revitalização (modernização).

Pautando pela correção, protocolamos junto à Secretaria de Planejamento a “Solicitação de Licença de Demolição”.

A resposta da Prefeitura demorou demais.

Aí foi que ...

...o funcionário do IPHAN confirmou e denunciou ao Ministério Público a fim de buscar informações.

Eu fui ao MP e, atendido pelo promotor Dr. Murilo Bustamante, disse a ele que o imóvel não era tombado e mostrei-lhe uma certidão do IPHAN e outra da Prefeitura. Ele leu a certidão do IPHAN e se surpreendeu com o fato de após ter nos fornecido uma certidão consistente, eles estarem criando obstáculos. Inclusive tirou uma cópia anexando ao processo. Por ele me foi dito que o IPHAN pleiteava que transformações em imóveis acima de 50 anos, deveriam passar pelo crivo do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.

Como consta da Ata de reunião com o referido Promotor, na falta do mesmo, poderia passar pelo crivo do Conselho Municipal de Cultura, ou órgão equivalente. Ou, como verbalizado, simplesmente pelo Secretário de Cultura.

Assim, solicitei ao Secretário de Cultura. Ele disse que existia um Conselho formado por mais de 20 pessoas da sociedade civil que se reuniria e deliberaria sobre este assunto. Semanas depois houve esta reunião. Eram pessoas respeitosas com profissões reputadas. E, por UNANIMIDADE foi aprovada a Demolição.

Não obstante tudo que o promotor nos pediu tenha sido cumprido, o mesmo impetrou com uma Ação Civil Pública, que nos surpreendeu bastante.

Nestes tempos, foram muitas andanças, marcava com alguém e desmarcavam com muita naturalidade e frieza. Perdia muito tempo e saúde. Mas este processo continuou, e até agora, o que ganhamos foi uma arritmia cardíaca que se manifesta através de extra-sístoles pela ansiedade e profunda decepção.

Chegamos a receber os parabéns por ter conseguido a Certidão, e a pagar as taxas do Engenheiro responsável pela Demolição, mas ...

Até hoje, vários laudos foram feitos por órgãos públicos, um deles da Defesa Civil datado de 2006 foi realizado pelo Coronel do Corpo de Bombeiros e um Engenheiro especialista, dizendo que a condição encontrada no imóvel era verdadeiramente precária. Entre outros relatos, o laudo mostra que o cupim já tomava conta das madeiras em geral, e existiam paredes tombando necessitando a demolição.

De 2006 para cá, outros Laudos da Defesa Civil Municipal e Estadual e também do Corpo de Bombeiros designam a Demolição como a solução.

Somos brasileiros e não desistimos, continuamos com o nosso projeto de ali constituir uma empresa, gerar empregos para a cidade. O que é muito bom para uma cidade com economia sazonal. Porém já amargamos um prejuízo enorme.

Escutamos algumas pessoas falando como se o imóvel fosse tombado, e ele nunca foi.

Mas Deus sabe o que faz. Nós que ainda temos muito a aprender.

Agimos com retidão e agora estamos aguardando a Justiça fazer “JUSTIÇA”.


Paulo Henrique


Do Blog Cartão Vermelho:

Amanhã publicaremos todos os laudos relativos aos pareceres favoráveis à demolição da casa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.