Pular para o conteúdo principal

Ai de ti, Cabo Frio!


Por Pedro Nascimento Araújo

Ai de ti, Copacabana, porque a ti chamaram Princesa do Mar, e cingiram tua fronte com uma coroa de mentiras; e deste risadas ébrias e vãs no seio da noite.

[Rubem Braga]


Quando Rubem Braga escreveu as linhas acima, lamentava-se do avanço do mar sobre sua Copacabana amada. O oceano, antes do aterro, ameaçava destruir a Princesa do Mar com sua força implacável. Algo semelhante ocorreu com a Princesa dos Lagos esta semana. Só que o mar era de lama. E, com o que ocorreu semana passada, a ressaca de lama que destrói a linda cidade há 6 anos não tem prazo para terminar. Ai de ti, Cabo Frio!

Na quinta-feira 26 de Maio de 2011, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), em decisão colegiada, absolveu o prefeito Marquinho Mendes por unanimidade dos crimes apontados no processo 309. O TRE-RJ, casa cuja reputação parece piorar a cada dia e cujo presidente (Luiz Zveiter), assim como seus últimos antecessores, é alvo de investigações por parte do órgão de controle externo do judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ignorou pareceres do Ministério Público Eleitoral e revogou a decisão de primeira instância que cassava o prefeito. O mar de lama não terá aterro que o impeça de destruir a cidade. Ai de ti, Cabo Frio!

A justiça, última linha de defesa, derradeira esperança de quebra-mar para o vagalhão de lama, ruiu. Cabo Frio terá que continuar convivendo com os desmandos de Marquinho Mendes e sua entourage. Conforme levantamento de Alberto Neto e Carlos Sepúlveda para o Sombras no Paraíso, essa gente, 6 anos e três bilhões de reais (R$ 3.000.000.000,00) depois, não construiu nada na cidade – de fato, o governo Marquinho Mendes simplesmente não deixou legado, quanto mais explicação convincente sobre o uso desta montanha de dinheiro. Ai de ti, Cabo Frio!

Faz muito frio aqui na Serra nesta época do ano. Em Cabo Frio, até o tempo é mais generoso. Na fatídica quinta-feira, eu estava na cidade. Troquei a temperatura mínima de gelados 8 graus em Petrópolis pelos amenos 19 graus de Cabo Frio. Entretanto, aí em Cabo Frio, naquela noite eu senti muito mais frio. Não no corpo, mas no coração. Senti o frio da desesperança diante dos poderosos, da impotência diante de seus atos tenebrosos. Na quinta-feira 26 de Maio de 2011, eu senti dor por Cabo Frio. A mesma dor que alguns que nasceram na Princesa dos Lagos simplesmente não sentem – seus corações estão empedrados por 6 bilhões de dinheiros. Ai de ti, Cabo Frio!


Pedro Nascimento Araujo é economista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.