Pular para o conteúdo principal

Bin Laden, Nada a Comemorar.


Por Dr. Marcelo Paiva Paes

Acho que não temos nada a comemorar com a morte de Bin Laden. Continuamos sob o fogo cerrado da insegurança belicista do mundo. Belicismo este que arma governos, mas também arma o terror, e de sobra, com seus restos, ainda arma a criminalidade das grandes cidades.

Toda esta fogueira arde sob o combustível irracional da opressão, seja uma opressão globalizada, que busca impor sua antropologia ocidental com claros interesses econômicos, no caso dos países árabes, seja a opressão social, no caso da criminalidade das metrópoles urbanas. Uma opressão que exclui e forma guetos. Guetos que acabam por abrigar marginais que se escondem no meio de um povo excluído e indefeso, onde o estado só entra para fazer política, e de lá se ausenta assim que termina o interesse político.

Este gueto não findará com as incursões de UPPs, ou coisa que o valha, este gueto só findará com uma política de inclusão social séria e eficiente, e mesmo assim levará alguns anos. Da mesma forma a política do terror não se extinguirá no mundo árabe por conta da morte de Bin Laden; esta política só terminará com a liberdade do povo árabe, liberdade que lhe é subtraída há tempos, desde quando as metrópoles dividiram aquelas terras colonizadas sem respeitar as antropologias de Durkheim, sem respeitar famílias, sem respeitar propriedades, enfim, sem respeitar a cidadania e a dignidade daquele povo.

Assim como a criminalidade nos grandes centros, o terrorismo ainda fará parte da nossa realidade, certamente enquanto a matriz energética do mundo for o petróleo. Quando enfim não tivermos mais petróleo para mover o mundo, quando enfim a matriz energética for renovável e sustentável, aí então o mundo árabe deixará de interessar, e será abandonado. Possivelmente até Israel será abandonada, e talvez os palestinos, expulsos literalmente de suas casas quando da criação daquele estado, até possam voltar.

Criminalidade e terror, dois lados de uma mesma moeda. A moeda da opressão e da exploração do homem pelo homem no objetivo do lucro e da riqueza. Uma exploração que desconhece os mais elementares conceitos de humanidade, os mais elementares conceitos de fraternidade, os mais elementares conceitos de construção da paz e da harmonia.

Disse John Lennon, “give peace a chance”. E eu diria que esta chance que se deve dar à paz só será possível a partir da transformação deste mundo da opressão do capital, em um mundo da valorização do ser humano. Do ser humano em sua essência.

Nunca é demais lembrar o conceito expressado por Saramago no filme “Janela da Alma”: mais de dois mil anos se passaram e nós vivemos hoje, infelizmente, inteiramente dentro da Caverna de Platão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.