Pular para o conteúdo principal

Carlos Victor Obtém Importante Vitória no TSE


Às 16h42min de hoje (13/05) foi publicada a decisão favorável ao segundo suplente de deputado federal pela coligação PSB/PMN, Carlos Victor, que obteve decisão monocrática favorável à manutenção de seu diploma de segundo suplente.

Neste processo Dr. Paulo César (PR) acusa Carlos Victor (PSB) de ter cometido captação ilícita de sufrágio (compra de voto) durante as últimas eleições.

No entanto o novo Relator do Processo, Ministro Gilson Dipp, não acatou a tese dos advogados de Dr. Paulo César (Deputado Federal eleito pelo PR) e votou monocraticamente em sentido a dar parecer favorável pela defesa apresentada pelo brilhante Dr. Carlos Magno e ainda acrescentou falhas processuais que teriam sido cometidas pelos advogados de Dr. Paulo César.

Esta decisão ainda é monocrática e cabe recurso para julgamento pelo Colegiado de Ministros do TSE.

Parabéns ao Dr. Carlos Magno por sua genialidade de reverter o irreversível.


Acompanhe a decisão:


“Decido.

De início, tenho ser inviável a procedência do pedido, porquanto o recorrente não se desincumbiu do ônus de sequer juntar cópia do ato de diplomação ou prova de que o recorrido logrou a primeira suplência para o cargo de deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro.


Mesmo que superado o óbice, ressalto que é da jurisprudência desta Corte que "Para a caracterização da captação ilícita de sufrágio é indispensável, em razão da gravidade das penalidades aplicadas, a presença de provas contundentes dos atos praticados" (AgR-RCED nº 747/GO, Rel. Ministro RICARDO LEWANDOWSKI, julgado em 13.4.2010, DJe 11.5.2010).


Ora, dos presentes autos constam apenas o Auto de Apresentação e Apreensão emitido pela Polícia Federal em Macaé/RJ - que atesta a apreensão de kits eleitorais, uma cédula de R$ 50,00 (cinquenta reais) e seis impressões fotográficas em papel A4 -, além do Termo de Declarações prestado pela advogada do Partido da República (PR), agremiação à qual o recorrente é filiado, o qual alude à prática de captação ilícita de sufrágio por partidários do recorrido (fls. 11-22), sem qualquer documento que demonstre ter este tomado conhecimento desse fato, muito menos contraditado.


Não consta outra prova ou requerimento para produzi-la, limita-se o recorrente a justificar a cassação do diploma do recorrido, por considerar que está "[...] fartamente provado nas provas ora acostadas pela prática de captação ilícita de sufrágio na forma do art. 41-A da lei 9.504" (fl. 7).


Como bem lançado no pronunciamento ministerial (fls. 70-71),


[...] as provas coligidas se apresentam frágeis e insuficientes para o objetivo a que se propõem - cassação de diploma de candidato eleito.


Além disso, essas provas não foram submetidas ao contraditório, restando desatendido o princípio da ampla defesa.


[...]


A par disso, observa-se que não foi oportunizado ao recorrido a produção de qualquer modalidade de prova: testemunhal, documental, ou mesmo pericial. E, como bem assevera o Exmo. Ministro Carlos Mário da Silva Velloso, nos autos do RCED nº 612/DF, publicado no DJ de 16.9.2005, admite-se a `produção de prova no recurso contra expedição de diploma, desde que a parte assim tenha requerido e a indique na petição inicial, nos termos do art. 270 do Código Eleitoral, assegurando-se ao recorrido a contraprova pertinente¿.


[...]. (grifo no original)


Ante o exposto, com fundamento no artigo 36, § 6º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, nego seguimento ao recurso.


Publique-se.


Intimem-se.


Brasília, 12 de maio de 2011.


MINISTRO GILSON DIPP


RELATOR”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.