Pular para o conteúdo principal

Ponto Final. Por Dr. Marcelo Paiva Paes


Acho que o colunista James Santos equivocou-se no comentário de ontem. Primeiro por que eu escrevi um artigo sobre o preço da gasolina, artigo este que ele comentou. Mas, hoje ele diz que eu não falei da auto-suficiência do petróleo, e, de forma desnecessariamente debochada, diz que eu “deitei falação erudita”. Bem, não há um único termo erudito no meu comentário, toda a linguagem é coloquial, seja na construção das frases, ou nas palavras usadas, e, até mesmo, em alguns erros cometidos. Por outro lado quem escreveu o artigo fui eu, ele comentou, mas o artigo era meu, a pauta era minha, e não era sobre auto-suficiência do petróleo, e sim sobre o preço da gasolina. Portanto, eu não tenho que falar sobre algo que não estava na minha pauta.

Porém, como ele abordou a questão em cima dos erros corporativos da Petrobras, afirmando que o problema do preço eram os impostos, eu me estendi um pouco sobre a diferença entre o “lucro” e a “função social do produto”. Talvez tenha sido isso que ele achou ser erudito. Não é. Ele deve rever seus conceitos sobre erudição. Isto é conhecimento, conhecimento que deveria estar disseminado. E que se não está, é por falha do sistema de educação, e não porque há erudição no assunto. Mas era necessário falar destes conceitos para se entender que um produto que tem que dar lucro a três grupos distintos de empresários (produtores, distribuidores e revendedores) não pode ficar jogando a culpa do seu preço nos impostos. Ainda que, como eu dissera (tempo verbal erudito, concordo) no artigo inicial, o imposto tenha um impacto. Mas precisamos rever o lucro! Este é o tema que ninguém quer tocar, este é o tabu do qual não se fala, o lucro. Parece que ele nem existe, parece que só existem impostos. Fala-se da alta carga tributária, é verdade, mas e quanto ao lucro?! O último que falou do lucro sofreu um golpe de estado em 1964. João Goulart vinha defendendo a taxação da remessa dos lucros, e foi, como todos sabemos (não é erudição) derrubado.

Por outro lado, James Santos usou o gás em seu comentário, e disse que o governo retornava o acesso e lacrava o poço para pressionar os preços. Amigos, convenhamos, falar em pressão de preços abordando apenas o fechamento do poço, e não a absurda queima do gás, é, no mínimo, estranho. Mas talvez fosse desconhecimento. Hoje, em seu comentário, ele diz que 78% da queima já acabou. Mentira. Mas não dele, e sim da sua fonte. Ao que me parece a sua fonte são funcionários da Petrobras, e isto, como disse, macula a informação. Pois há o corporativismo. O fato é que se queima muito gás, a Petrobras mostra números em cima da quantidade de poços fechados, mas não da quantidade de gás queimado. Existem poços maiores, e poços menores.

Enfim, o fato é que não deitei falação erudita, e não falei da auto-suficiência de petróleo porque não era este o tema do meu artigo. Mas, para finalizar, digo que a auto-suficiência de petróleo é apenas uma imagem de marketing político, e não uma garantia de abastecimento. Pois, como estamos vendo, somos auto-suficientes em petróleo, mas pagamos pela gasolina o mesmo preço dos países que não o são, como França, Portugal, e tantos outros. Ou pagamos até mais caro. Nossa gasolina hoje é mais cara do que a gasolina americana. Vale perguntar: auto-suficiência do quê? Ou, auto-suficiência para quem?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.