Pular para o conteúdo principal

Praia das Conchas: 3 meses de luto.


Por Pedro Nascimento Araujo

Os petropolitanos têm uma afeição particular por Cabo Frio. De fato, as belezas da cidade sempre levaram muitos a descer a serra, ainda que tenhamos que encarar a péssima manutenção da Magé-Manilha. Aliás, para ser mais exato, de parte dos petropolitanos parece haver uma predileção pelo bairro do Peró. Basta um final de semana prolongado para que a grande quantidade de petropolitanos no local, de grandes empresários a estudantes, não fosse pelas belíssimas praias, tão diferentes da paisagem serrana, o Peró poderia ser confundido como uma extensão de Petrópolis.

Escrevo sobre as belas praias do Peró e das Conchas não como um banzo resultante destes dias frios em Petrópolis, mas sim para lamentar um dado terrível a respeito da qualidade: segundo o INEA, maio foi o terceiro mês seguido de águas impróprias para banho na Praia das Conchas. Luto no paraíso: o descaso da prefeitura de Cabo Frio fez com que uma dádiva como a Praia das Conchas, perfeição da natureza, virasse um perigo para a saúde daqueles que se inebriam com sua beleza.

A capacidade da prefeitura de Cabo Frio de gerar notícias ruins parece infinita. Parece que a administração Marquinho Mendes, achando poucas a péssima condição da saúde pública ou a imundície reinante nas ruas da cidade e cansada de piorar a vida dos cabo-frienses, resolveu agora infernizar também a vida dos seus turistas, sujeitando-os ao risco de contrair inúmeras enfermidades na Praia das Conchas. Esgoto no cartão-postal: cortesia da administração Marquinhos Mendes.

É lamentável. Como eu já disse antes nesse espaço, muitos petropolitanos desconfiavam que o prefeito Paulo Mustrangi era o Marquinho Mendes da serra. Agora, com o terceiro mês de esgoto sendo lançado na Praia das Conchas sem que a prefeitura tome nenhuma medida, passarão a ter certeza. Porém, aos meus amigos de Cabo Frio, um lembrete: poderia ser pior – na pior das hipóteses, Marquinho Mendes volta para casa daqui a pouco mais de 1½ ano. Já Paulo Mustrangi, já chamado por muitos de o pior prefeito do Estado, ainda pode se reeleger pela força da máquina – exatamente como fez Marquinho Mendes. Em termos de agressões ao meio-ambiente, ainda não temos notícia de nada tão grave quanto o desastre da Praia das Conchas. Mas, do jeito que Paulo parece querer imitar Marquinho, não seria surpresa se algo surgisse.


Pedro Nascimento Araujo é economista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.