Pular para o conteúdo principal

Sobre a Petrobras e Alto Suficiência em Petróleo


Prezado Dr. Marcelo,

Apesar de não ter sido solicitada a minha modesta opinião, gostaria de tecer alguns comentários a respeito de artigo publicado aqui no blog Cartão Vermelho, no ponto em que se refere ao preço da gasolina e à auto-suficiência em petróleo:

Desde o início da Campanha “O petróleo é nosso”, o Brasil investiu na construção de refinarias para o processamento do óleo leve, importado, e que foi sempre a dependência do país.

Esta dependência pode vir a ser finalizada a partir das novas descobertas a partir do pré-sal, mas isto não parece que está acontecendo, uma vez que a Estatal brasileira prefere exportar a produção excedente, (ver matéria em http://agoracabofrio.com/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=14&Itemid=419&limitstart=36), o que leva a enaltecer o nosso ufanismo da auto-suficiência. Portanto, a Petrobras continua importando, e agora vendendo o óleo leve, exportando o pesado, extraído por aqui, e comprando de volta os derivados do nosso óleo: plásticos, detergentes, fibras sintéticas, borracha sintética, tintas, remédios, fertilizantes agrícolas, entre outros.

Como a empresa opera em vários países, da Europa, Ásia, Africa e das Américas, a tendência é fazer o jogo do mercado. Afinal, deve explicações aos acionistas. As chamadas empresas petroquímicas instaladas por aqui, nacionais e estrangeiras, não conseguem processar a demanda exigida pelo mercado consumidor, e esta é a razão da construção de mais uma, o COMPERJ em Itaboraí.

Quanto ao gás, segundos técnicos da empresa, a previsão de auto-suficiência fica por volta de 2020. Atualmente, identificamos os poços, retornamos a produção e fechamos os acessos, enquanto utilizamos o produto oriundo da Bolívia e da costa oeste da África. Como diz o ditado: Quem come e guarda, come duas vezes.

Entretanto, essa dependência, (faz parte do jogo), obriga a Petrobras a acompanhar o preço internacional do óleo leve, e em conseqüência, o valor dos derivados, e voltando ao emaranhado da auto-suficiência, a Venezuela vende a gasolina mais barata porque não cobra os impostos praticados por aqui. Mas isto é outra conversa.

Grande abraço

James Santos


Do Blog Cartão Vermelho:

Por excesso de trabalho atrasei a publicação do comentário do James Santos sobre a matéria sobre a PETROBRAS.

Com as devidas desculpas pelo atraso ai segue o comentário


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.