Pular para o conteúdo principal

Uma Vergonha Nacional.




Por Marcelo Paiva Paes

Numa sessão da Câmara Federal, que chamaram histórica, foi aprovado um controverso Código Florestal. Controverso, porque basta lermos a seção “Carta dos Leitores” dos principais jornais do país para vermos que a votação que lá ocorreu não está de acordo com o sentimento da população brasileira.


Entretanto, para além das graves ameaças à nossa natureza, as pessoas que defendem as florestas de forma individual e abnegada, uma gente chamada pelo carinhoso nome de “povos da floresta”, indivíduos quase sempre pobres, ou missionárias devotadas, estão morrendo assassinadas. E há anos esta gente está morrendo assassinada.

Em 1988 tivemos a morte de Chico Mendes, em 2005 a missionária Dorothy Stang. E estas mortes, ainda que tenham sido objeto de julgamento formal, não estão justiçadas, e não estarão, enquanto não se fizer algo para estancar a brutal realidade das execuções daqueles e daquelas que defendem as florestas brasileiras.

No momento em que se votava o Código Florestal, o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo Silva estava sendo executado. E eles estavam em uma lista divulgada pela Comissão da Pastoral da Terra com os nomes de 30 pessoas marcadas para morrer. Esta situação nos envergonha!


Se o Brasil tem a coragem de votar da forma que votou o Código Florestal, não pode deixar de ter a coragem de acompanhar, com o mais absoluto rigor, o cenário de barbárie que se abate sobre nosso país, e sobre a nossa população.


É inadmissível que a Pastoral da Terra antecipe o nome das pessoas que morrerão, e o estado brasileiro, através de todos os agentes coercitivos e investigativos que possui, como as Polícias Civil, Militar e Federal, as Secretarias Estaduais de Segurança, e o Ministério da Justiça, não consigam garantir a vida da nossa população.

Algo está errado. E nós precisamos saber o que é. Faz-se urgente um Programa Nacional que reúna quadros especializados para que mortes anunciadas não mais aconteçam, e para que todos aqueles que já pereceram em sua luta, sejam minimamente dignificados com um julgamento justo por parte do Estado Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.