Pular para o conteúdo principal

As Oligarquias Cabo-frienses. Vejam quem São E Onde Estão Hoje.



Algumas famílias estão na cidade há muito tempo. Elas formaram verdadeiras oligarquias familiares, sempre agarradas ao poder público.
Em 1900, por exemplo, o prefeito de Cabo Frio era o coronel Francisco Mendes da Rocha. Isso mesmo, minha gente, desde o fim do século XIX já tinha Mendes perturbando por aqui....rs..


Outras famílias também se agarraram ao poder há muito tempo, como os Massa, os Beranger, os Nogueira, os Guia e os Novelino.
Para que vc tenha uma idéia, em 1912 Manoel Lopes da Guiaera presidente da Câmara de Cabo Frio. Foi sucedido por Antonio Anastácio Novelino em 1919.


Em 1926, Francisco Ribeiro Massa foi prefeito da cidade. Dois anos antes, ele tinha sido presidente da Câmara de Vereadores. Em 1935 era a vez de uma outra família tradicional voltar a ocupar o poder, com Antonio Anastácio Novelino. Parecia revezamento, né !


Na década de 20, a empresa Beranger e Cia era uma das maiores da cidade. Talvez por conta disso, Adolpho BerangerJúnior foi o presidente da Câmara em 1929. Ele voltou comointerventor na cidade pelo Estado Novo em 1937, com a introdução da ditadura de Getúlio.


Outro Novelino, desta feita o Newton, foi presidente da Câmara em 1961.
Em 1977, mais um Novelino aparece na prefeitura, desta vez José Bonifácio Novelino, que volta ao poder para um segundo e catastrófico mandato em 1993.


Vejam bem, amigos, há quantos anos esse homem está com cargos públicos, seja como vereador, prefeito, secretário e agora como presidente do Procon. Junto com ele, estavam Paulo Massa e Gustavo Beranger, que hoje são secretários de Marquinho Mendes.

Os Rocha Mendes, como já vimos, também têm história longa na cidade. Acyr Rocha foi vereador várias vezes e presidente da Câmara em 1985. Ele é tio de Marquinho Mendes. Ficou como suplente na última eleição, mas seu sobrinho puxou o vereador eleito Rui Machado para o secretariado e levou o titio de volta para a Câmara. Tudo em família, obviamente. E tudo com a nossa grana. Os Carriço também são outra família tradicional, mas, verdade seja dita, com pouca participação na política oficial.


Jânio Mendes está nas benesses do poder desde Ivo Saldanha, quando foi presidente da Câmara pelo agradávelPFL(...rs..) Era homem de confiança de Ivo Saldanha, que foi prefeito em 1989.


Todas essas famílias (exceção dos Carriço, que são divididos) estão nos grupos de Marquinho Mendes, Alfredo Luís Nogueira Gonçalves e Janio Mendes. E ainda querem ficar mais no poder.


Agora me digam uma coisa. Depois de tudo isso, vc ainda acha que os inimigos do povo cabofriense são Alair e Paulo César ?

Fonte: Blog História Música e Sociedade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.