Pular para o conteúdo principal

CORRER, CORRER, CORRER E CORRER.


Por Fabrício Fouraux

Correr Não é Simples Assim, Como Todos Pensam.

Não querendo ser chato, mas aproveitando o gancho da semana passada, irei abordar novamente o tema das corridas. Essa modalidade é a mais praticada no mundo, mas também a menos orientada. Apontamos no ultimo artigo vários problemas se o praticante não procurar uma boa orientação e nesta semana informações fresquinhas chegaram ao meu email.

Esse tipo de esporte demanda muita resistência ao seu praticante, para isso deve-se treinar muito, completar uma prova não é sinônimo de aptidão para enfrentá-la nem tem a ver com um coração sadio ou força e resistência muscular. Para correr grandes distâncias exige uma capacidade enorme do corpo, mas como já foi mencionado no artigo anterior, é altamente catabólico (destrutivo). Mas não se engane achando que é devido às dificuldades do percurso, mas sim por causa do estresse que tamanho esforço físico exige.

Um trabalho da Fundação do Coração e do Infarto, no Canadá, avaliou amadores que se submeteram a corrida de resistência. Mesmo com resistência para percorrer o trajeto inteiro, muitos dos voluntários apresentaram danos cardíacos logo após cruzar a linha de chegada. Seria como um infarto, mas para os praticantes é imperceptível, o pior é que a lesão no coração pode demorar três meses para ser curada.

Agora dados ainda piores para as pessoas que adoram atividade física e a fazem sem a devida orientação exagerando na dose. Exercícios demais, neurônios são afetados. A universidade da cidade de Toronto, no Canadá, realizou uma pesquisa com 90 mulheres que passaram com testes para verificar suas habilidades mentais e o risco de desenvolver alguma demência. Sabe qual foi o resultado espantoso, o excesso de atividade física ao longo da vida prejudica a função cerebral. Por incrível que pareça é verdade, a menor produção do estrogênio devido a atividade física errada com tempo elevado, muitos exercícios e sem orientação faz com que esse seja um efeito colateral. Esse hormônio é essencial ao aprendizado, sua diminuição dificulta o processo.

Mas não fique preocupado, no mesmo estudo, como também em vários outros estudos comprovam que praticar atividades físicas controladas e orientadas por PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZADOS, só melhora os resultados, conquista seus objetivos e faz muito bem a sua saúde. Como também é de extrema importância procurar um Médico para exames preliminares.

Pessoal, ótimo sábado para todos e lembrando, qualquer dúvida ou sugestão de artigo mande para o email: fabriciofouraux@maissaudefitness.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.