Pular para o conteúdo principal

GRÁVIDA MAS EM ÓTIMA FORMA!



Por Prof. Fabricio Fouraux

Com certeza é a única fase da vida feminina que ver a barriga crescer é motivo de orgulho e felicidade. Para que não passe a ser motivo de infelicidade pós-parto, nossas futuras mamães devem se cuidar. Temos um problema terrível, a cultura. É normal escutar que ao carregar uma vida na barriga, a mulher tem que se alimentar por dois. Essa idéia de certa forma é verdadeira, mas está comprovado cientificamente que os valores são baixos se comparados aos tradicionais empíricos realizados. Em média uma gestante de peso ideal, deve ingerir 85 calorias extras por dia no primeiro trimestre, 285 no segundo e 475 no terceiro. Logo dobrar o volume da alimentação, tradicionalmente feito, é totalmente errado, assim com a inatividade não é recomendado.


Além disso, o aumento de peso também ocorre por questões fisiológicas, os hormônios produzidos pela placenta aumentam a capacidade de armazenamento de gordura, sendo que qualquer excesso à mesa vai direto para o pneuzinho. Os riscos de uma gestação com sobrepeso é grande, desde dores articulares, nas costas, dificuldade na locomoção e movimentação, diabete gestacional (três vezes mais freqüente em grávidas obesas), pré-eclâmpsia (aumento de pressão), infecções diversas pois muita gordura prejudica o sistema imune e defeitos neurais na criança as gorduras prejudicam as vitaminas responsáveis por esse desenvolvimento. Em média as gestantes naturalmente e com boa saúde acumulam cerca de 10 kg, mas isso é muito variado.


O importante é realizar um acompanhamento nutricional e realizar atividades físicas. Muitas mulheres com medo e querendo preservar sua cria, deixam de se exercitar. Diversos estudos têm demonstrado os verdadeiros benefícios para gestantes, se manter malhando ou começar a praticar atividade, mas devemos ser criteriosos, pois o treinamento deve ser bem planejado, promovendo assim a sua segurança e a do feto. Para isso procure um Profissional de Educação Física formado e especializado neste grupo especial, assim como o acompanhamento e interação do seu médico.

Iremos listar alguns dos mais importantes benefícios de se manter praticando atividade física:

1 - Manutenção ou melhora do condicionamento físico da gestante;
2 - Menor ganho de peso e adiposidade materna;
3 - Diminuição de complicações obstétricas;
4 - Menor risco de parto prematuro;
5 - Diminuição do risco de diabetes na gestação;
6 - Menor hospitalização e diminuição na incidência de cesárea;
7 - Melhora da auto-estima e auto-imagem;
8 - Melhora da sensação de bem estar;
9 - Diminuição da sensação de isolamento social;
10 - Diminuição da ansiedade, do estresse e do risco de depressão.

A participação de grávidas em exercícios de baixa e média intensidade normalmente não apresenta nenhum tipo de risco para a mãe ou para o feto. Não é recomendado sua participação em atividades mais intensas e esportes devido ao fato de existir risco potencial. Quanto maior o condicionamento físico da futura mamãe mais fácil será sua adaptação na atividade.

Atividades de baixo risco

Grávidas que nunca fizeram atividade física e querem começar para melhorar a sua saúde e ter consequentemente uma melhor gestação. As mais recomendadas são: caminhadas leves, ciclismo indoor, yoga, tai-chi-chuan, hidroginástica, ginástica funcional e musculação leve, sendo esta ultima o maior ponto de controvérsia da área de saúde.

Atividades de médio risco

ginástica, aulas com bolas, pilates, musculação voltada para a gestante é dentre esses exercícios o que tem polêmica e falta de conhecimento, uma vez que existem poucas publicações sobre o tema. Estudos utilizando treinamento de força com cargas moderadas, com respiração correta, sem compressão e evitando contração isométrica máxima, não tem demonstrado efeitos negativos, pelo contrário, muitos benefícios como o aumento de força e flexibilidade. O treinamento com pesos pode favorecer o fortalecimento muscular fazendo com que a grávida suporte melhor seu peso, melhore o centro de gravidade, controle o inchaço diminuindo a retenção hídrica o que aumenta a pressão, dores articulares como lombares e nos joelhos, facilita realizar tarefas do dia a dia, melhora a postura e da muito mais animo.

Atividades desfavoráveis

Qualquer exercício físico de alto impacto, ou esportes de contato físico e risco de trauma devem ser desaconselhados. Esportes como voleibol, bicicleta, basquetebol, futebol, esqui aquático, hipismo ou mergulho possuem grande risco para mãe e principalmente para o feto.

Conclusão


Sem sombra de dúvidas o exercício físico bem orientado traz vários benefícios tanto para a saúde materna, quanto para o feto, infelizmente sendo mal orientado o risco é enorme. É imprescindível o acompanhamento de um médico especialista para avaliar possíveis riscos e de um profissional de educação física, especializado e com experiência para a elaboração de um programa adequado.

Não inicie nenhuma seção de Treino sem a orientação de um profissional qualificado.

Fabricio Fouraux é Pos-graduado em Anatomia, Biomecânica e Medicina Desportiva. Mestrado em bioética.

fabriciofouraux@maissaudefitness.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.