Pular para o conteúdo principal

Marcos Mendes Vence Pedido de Liminar no Processo 101.


O Pedido de Liminar através da Ação Cautelar do Processo 101 pedido pelos advogados de Alair Corrêa foi indeferido (negado) e Marcos Mendes seguirá tranquilamente no cargo de prefeito até o julgamento do mérito no Processo 101 (ainda sem nenhuma previsão de julgamento).

Após o parecer favorável da PGE (Procuradoria Geral Eleitoral) pelo afastamento de Marcos Mendes do cargo de prefeito e diplomação de Alair Corrêa como prefeito, os advogados de Alair Corrêa reiteraram o pedido para obter liminar, só que mais uma vez foi negada.

Em seu parecer o Ministro Marco Aurélio desconheceu o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral e considerou:

A espécie não sugere medida precária e efêmera, praticada por Relator como porta-voz do Colegiado, a provocar alternância na chefia do Executivo municipal. É que está pendente pronunciamento judicial que implicou a negativa de seguimento ao recurso especial a que a ação cautelar visa emprestar eficácia suspensiva. Descabe negar a esta última seguimento, tendo em conta a circunstância de a decisão proferida no especial ainda estar sujeita a recurso.

Além de julgar o mérito da Ação Cautelar como improcedente o Ministro Marco Aurélio considerou a ação intempestiva (daquela forma que só ele conta prazo no TSE) e que novamente não consta procuração dos advogados de Alair Corrêa no processo.

A publicação desse julgamento será publicada no diário oficial de amanhã (17/06) e você pode acompanhar na íntegra a decisão, aqui mesmo no Blog Cartão Vermelho.


DECISÃO :

AÇÃO CAUTELAR - JUNTADA DE DOCUMENTOS.

EMPRÉSTIMO DE EFEITO SUSPENSIVO A RECURSO ESPECIAL - NEGATIVA DE SEGUIMENTO A ESTE ÚLTIMO, ANTE A EXTEMPORANEIDADE - LIMINAR INDEFERIDA.

1. O Gabinete prestou as seguintes informações:

O Partido da Mobilização Nacional, em peça subscrita por profissional da advocacia regularmente constituído, requer a juntada de cópia da decisão proferida pelo Juízo da 96ª Zona Eleitoral, mediante a qual se julgou procedente o pedido veiculado na ação de impugnação ao mandato eletivo, implicando a desconstituição dos mandatos de Marcos da Rocha Mendes e Delma Cristina Silva de Pádua, Prefeito e Vice-Prefeita. Noticia ser a décima quarta sentença de cassação sofrida pelo ora agravado, o qual obtivera, até então, doze liminares, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, para permanecer no exercício do cargo.

Na Petição/TSE nº 42.438/2010, o Partido informa decisão liminar prolatada pelo Desembargador Leonardo Pietro Antonelli, daquele Tribunal, a qual constitui a décima terceira medida acauteladora deferida, todas com o objetivo de suspender os efeitos de decisões pelas quais Marcos da Rocha Mendes seria afastado da Prefeitura de Cabo Frio/RJ.

Reitera o pedido de concessão de medida liminar para conferir efeito suspensivo ao especial interposto, até o trânsito em julgado da decisão que nele vier a ser implementada.

Vossa Excelência, em decisão de 16 de outubro de 2010, indeferiu a liminar pleiteada na ação. Contra esse pronunciamento, foi interposto agravo regimental pelo Partido da Mobilização Nacional, pendente de apreciação.

Anoto que o recurso especial ao qual se pretende conferir efeito suspensivo foi recebido em 22 de dezembro de 2010 e autuado sob o número 7687-19.2008.6.19.0096. Vossa Excelência, mediante decisão pendente de publicação, negou seguimento ao recurso ante os seguintes fundamentos:

RECURSO ESPECIAL ELEITORAL - INTEMPESTIVIDADE - REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL - IRREGULARIDADE - NEGATIVA DE SEGUIMENTO.

1. O acórdão atacado mediante o especial foi publicado no Diário da Justiça de 13 de agosto de 2010, sexta-feira (folha 4006). Em 18 de agosto de 2010 (quarta-feira), houve a interposição de embargos de declaração, que, a teor do disposto no § 4º do artigo 275 do Código Eleitoral, suspendem o prazo para o recurso especial. O acórdão resultante do julgamento dos embargos teve publicação no Diário da Justiça de 9 de setembro de 2010 (quinta-feira). Excluído tal dia da contagem, o termo final ocorreu em 10 de setembro subsequente (sexta-feira). O especial somente veio a ser protocolado em 13 de setembro, segunda-feira (folha 4382), portanto fora do prazo fixado em lei.

2. Além disso, "sem instrumento de mandato, o advogado não será admitido a procurar em juízo" - primeira parte da cabeça do artigo 37 do Código de Processo Civil. O recorrente não se faz representado por causídico devidamente constituído. Os subscritores do especial de folhas 4382 a 4402 - Doutores Marcelo Fontes, OAB/RJ nº 63.975, Bruno Calfat, OAB/RJ nº 105.258, Antonella Marques Consentino, OAB/RJ nº 107.266, Marcelo Gonçalves, OAB/RJ nº 108.611, e Raphael Montenegro, OAB/RJ nº 130.864 - não possuem, no processo, os indispensáveis poderes.

Nem se diga pertinente o disposto na segunda parte do aludido preceito legal. Há de se ter em conta que a interposição de recurso não se mostra passível de enquadramento entre os atos reputados urgentes. É que concorre, sempre, a possibilidade de o provimento judicial ser contrário aos interesses sustentados no processo, cabendo à parte precatar-se.

A jurisprudência deste Tribunal é no sentido da inexistência do recurso subscrito por advogado sem procuração no processo. Confiram os seguintes precedentes: Agravos Regimentais nos Recursos Especiais Eleitorais nos 26782 e 31223, relatados pelos Ministros Gerardo Grossi e Marcelo Ribeiro, com acórdãos publicados nas sessões de 25 de setembro de 2006 e de 25 de outubro de 2008, respectivamente.

3. Em face do exposto, nego seguimento a este recurso.

A Ação Cautelar nº 309231, na qual já foi apresentada defesa, está na Procuradoria-Geral Eleitoral, para manifestação.

2. Juntem.

A espécie não sugere medida precária e efêmera, praticada por Relator como porta-voz do Colegiado, a provocar alternância na chefia do Executivo municipal. É que está pendente pronunciamento judicial que implicou a negativa de seguimento ao recurso especial a que a ação cautelar visa emprestar eficácia suspensiva. Descabe negar a esta última seguimento, tendo em conta a circunstância de a decisão proferida no especial ainda estar sujeita a recurso.

3. Indefiro o pedido de concessão de liminar.

4. Publiquem.

Ministro MARCO AURÉLIO

Relator


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.