Pular para o conteúdo principal

Menos tropicalização, mais temperalização


Por Pedro Nascimento Araujo

Nessa semana, os fumantes americanos conheceram algo que os fumantes brasileiros conheceram há uma década: as 9 imagens propositalmente chocantes que serão obrigatórias nas carteiras de cigarros a partir de 2012. As imagens são mais impactantes que as que vemos aqui; particularmente, há uma bastante forte de um sujeito soltando fumaça de um buraco em seu pescoço, presumivelmente resultado de traqueostomia causada por câncer, com os dizeres “cigarros viciam.”

O que os fumantes americanos verão em carteiras e propagandas de cigarros não é novidade aqui. De fato, em 2000 o Brasil passou a contar com a Lei 10167/2000, que restringiu a publicidade e introduziu as imagens. Não que os Estados Unidos não tenham feito progressos na redução do consumo de tabaco. Na verdade, desde a década de 1970 o percentual de fumantes caiu para a metade, de 40% para 20% dos adultos. Porém, lá, apesar de toda a proibição de fumo em locais públicos – há cidades que proíbem fumar em parques municipais –não se via nada de novo desde as advertências que o equivalente americano do Ministério da Saúde começou a estampar nas embalagens há 25 anos.

Dessa vez, as inovações legais percorreram o caminho oposto. Se as proibições ao fumo em locais de uso coletivo que ora se espalham lenta e timidamente pelo Brasil através de leis estaduais e municipais já são realidade nos Estados Unidos há mais de uma década, a experiência brasileira de imagens fortes nas carteiras de cigarros foi citada como exemplo de iniciativa bem-sucedida a ser copiada pela nova agência reguladora americana responsável pelo setor que solicitou restrições à publicidade e inclusão das imagens, a poderosa FDA (Agência de Alimentos e Drogas na sigla em inglês), que substituiu o ATF (Birô de Álcool, Tabaco e Armas de Fogo), que regulava o setor até então e era acusado de leniência.

Em verdade, a pioneira ação de uso de imagens chocantes em maços em larga escala não foi brasileira, mas sim canadenses. Porém, o Brasil, ao levá-la a cabo, virou exemplo para o mundo. E é sobre isso que trata a coluna de hoje. Nós podemos liderar o mundo pelo exemplo, com leis que melhorem a vida de todos e estejam à frente daquilo que é hodiernamente feito nos demais países. Nas raras vezes nas quais nossos legisladores pensam à frente, como fizeram em 2000, nós deixamos de tropicalizar tendências e passamos a lançá-las. E aí os demais países terão que criar uma palavra nova: precisarão temperalizar as exitosas e pioneiras ações nascidas nos trópicos.


Pedro Nascimento Araujo é economista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.