Pular para o conteúdo principal

Farra da Tragédia.



Por Pedro Nascimento Araujo

Há alguns anos, a Farra do Boi é proibida no Brasil. Todavia, durante mais de 200 anos, em algumas cidades de Santa Catarina, bovinos foram torturados e mortos por populares. Uma das teorias mais aceitas sustenta que a Farra do Boi tinha origem e inspiração em um evento religioso: a malhação de Judas, que ocorre no Sábado de Aleluia, durante a Paixão de Cristo. De qualquer modo, independentemente da origem, durante a Farra do Boi os animais eram torturados impiedosamente enquanto a sociedade como um todo parecia não se incomodar muito com isso. Somente na década de 1980, com os protestos cada vez mais intensos, a tradição catarinense, supostamente de origem açoriana, passou a ser conhecida do grande público e a gerar indignação, culminando com sua total proibição pelo Supremo Tribunal Federal em 1997, embora continue sendo praticada às escondidas, como demonstram recorrentes ações policiais visando reprimi-la.

Assim também é com a corrupção na Região Serrana. Mais uma vez, o dinheiro que é disponibilizado para mitigar os sofrimentos e melhorar a vida da população é roubado por políticos inescrupulosos, num episódio que bem poderia ser chamado Farra da Tragédia. A estes canalhas não simplesmente não importa que pessoas continuem sofrendo ou correndo risco de morrer. Assim como os participantes da Farra do Boi não se incomodam com o sofrimento que infligem aos animais, tais políticos simplesmente não se incomodam com o sofrimento que infligem ao roubar os recursos destinados a melhorar a vida do povo. Mas há razões para afirmar que o tempo de Farra da Tragédia pode estar chegando ao fim.

Após as tragédias decorrentes das chuvas no início do ano, as cidades da Região Serrana receberam verbas estaduais, federais e até internacionais, bem como doações diversas da sociedade, para reconstrução e solução de fatores de risco, bem como amparo àqueles que sofreram danos. Até aí, nenhuma novidade – isso sempre ocorreu. E, como sempre ocorreu, os políticos da região apropriaram-se indevidamente dos valores. A diferença foi a reação da sociedade.

De fato, nunca houve vigilância tão grande sobre o destino de verbas como agora. Entidades civis e até mesmo órgãos estatais escrutinam cada centavo utilizado. As denúncias acumulam-se e, com isso, a Farra da Tragédia fica cada vez mais difícil de ser perpetrada. Prefeitos afastados, esquemas denunciados, secretários presos e execração pública recaindo sobre os políticos. Não, os políticos não mudaram. A sociedade mudou. O povo não aceita mais os desmandos e roubalheiras de antanho. Eles apenas não haviam percebido isso. Agora, como seres extremamente adaptáveis que são, rapidamente mudarão – não por vontade própria, mas por puro e simples instinto de sobrevivência.

Mérito nossos. Quanto mais vigilantes formos, menos espaços haverá para maus políticos. A corrupção é um dos males do ser humano, assim como muitos outros. Se deixada sem controle, grassa. Porém, se combatida incansavelmente, deixa de ser opção rentável e pouco arriscada e, com isso, perde atratividade. A Farra do Boi não acabou porque seus participantes tornaram-se solidários com os animais, mas sim porque a sociedade passou a não ser mais tolerante para com os participantes da Farra do Boi. A Farra das Tragédias, aparentemente, segue o mesmo roteiro: a sociedade está menos tolerante, o que reduzirá, cada vez mais, os espaços que os participantes da Farra das Tragédias terão para perpetrar suas canalhices. Essa vitória, ainda que parcial e frágil, é de todos nós.

Pedro Nascimento Araujo é economista.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.