Pular para o conteúdo principal

A Decisão Salomônica do PMDB.


Por Dr. Marcelo Paiva Paes de Oliveira

Bem, o PMDB do Rio de Janeiro decidiu de forma salomônica a questão que se apresentava. E porquê salomônica? Porque sendo ligado a legenda há bastante tempo, e a tendo defendido por dois mandatos em Brasília, Bernardo Ariston é, inequivocadamente, muito mais afinado com o partido do que Alfredo Gonçalves. Afinal, Alfredo, no início de sua pretensa candidatura, acreditava inclusive que poderia ser candidato pelo PPS.

Hoje algumas pessoas ligadas a ele dizem que não, que ele sempre pensou em sair do partido, mas não é verdade. Tanto assim, que em uma reunião que tive com o deputado Roberto Freire (presidente acional do PPS), em Brasília, e esta reunião teve testemunhas, disse a ele que o PPS caminhava para ficar acéfalo em Cabo Frio. Ele, entretanto, me disse que não, disse que Alfredo seria candidato pelo PPS, e que isto era uma das condições para um possível acordo com o PMDB no estado. Disse-lhe, então, que isto não aconteceria, e perguntei-lhe se ele confiava no Alfredo para ser candidato do partido mesmo se não houvesse o acordo. Ele me disse que a princípio sim. Disse a ele que ele estava profundamente enganado, e ele me respondeu: “bem, temos que esperar para ver”. Pois agora está visto, Alfredo se filiou ao PMDB, e o Froilan, que testemunhou minha conversa com Roberto Freire, poderá me dar um ingresso para o CaboFolia. Afinal ele, o Froilan, brincou, dizendo que iria esperar para dar um passaporte do evento para aquele que acertasse no encaminhamento da questão.

Mas porquê a decisão foi salomônica? Porque Bernardo, como vimos, é reconhecidamente mais responsável pela “criança” (PMDB), e abonou a filiação de Alfredo ao partido sem prejuízos à legenda. Afinal, todos na cidade sabem que há uma disputa em jogo, e esta disputa é exatamente quem será o candidato do PMDB a prefeito. Se esta disputa incomodasse Bernardo a ponto de fazê-lo discutir esta filiação, isto poderia desgastar precocemente a legenda do PMDB, e com isso causar estragos ao partido pelo qual ele tanto lutou e defendeu com seus mandatos de deputado federal. Porém, abonando a entrada de Alfredo sem traumas, Bernardo não causa danos ao PMDB. É assim que esta história se aproxima de Salomão, pois a verdadeira responsável pela criança é aquela que aceitou o que menos maltrataria o seu filho.

O fato é que esta situação leva a decisão de quem será candidato do PMDB em Cabo Frio para o ano que vem.

Com a guarda do partido nas mãos, Bernardo tem legitimidade constituída para decidir o processo de escolha de candidaturas, ou seja, a democracia está garantida. Pois Alfredo queria que esta decisão fosse empurrada goela abaixo do povo cabofriense com o seu nome sendo ungido por uma intervenção regional. Agora não, agora o processo democrático interno se consolida, pois Bernardo, institucional e juridicamente constituído como presidente do partido, tem o condão de decidir a forma de escolha do candidato. E tenho certeza que Bernardo será bem mais democrático do que Alfredo. Afinal Alfredo, em sua trajetória, ganhou o que ganhou através de acordos de bastidores, pois a própria eleição dele para presidir a câmara passou por um acordo de bastidores no qual até o Froilan, recém saído da função de chefe do cofre da eleição municipal, foi chamado para ajudá-lo a compor este acordo.

Ou seja, sem conseguir nada sozinho, Alfredo agora terá que disputar uma convenção. Neste momento não interessa o resultado do futuro, interessa apenas, e isto é muito, aplaudir a consolidação da democracia interna no PMDB.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.