Pular para o conteúdo principal

Declaração Infeliz.


Por Pedro Nascimento Araújo.

Para quem não o conhecia, Júlio Lopes é o Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro que ficou famoso por, devido a uma frase infeliz, patrocinar uma covardia: insinuou, ainda que de forma leve, que Nelson Correia, o motorneiro do fatídico bonde, teve culpa na morte de 5 pessoas em Santa Teresa, incluindo a sua própria. Muito já foi dito sobre esta este assunto – mas ainda assim é preciso que se repita: Júlio Lopes deu uma declaração infeliz. Ainda que não tenha sido intencional, ainda que tenha sido causada por comoção e nervosismo do Secretário, pouco importa: foi uma declaração infeliz, daquelas que custam o cargo de um político. Júlio Lopes certamente sabe disso. Afinal, ele tem experiência com assuntos polêmicos, conforme veremos a seguir.

O secretário tem uma carreira política relativamente curta. Está em seu segundo mandato como deputado federal, sendo que o primeiro foi no governo Rosinha – e tanto sob Rosinha quanto sob Sérgio Cabral, foi Secretário Estadual de Transportes. Podemos dizer que ele entrou por cima; na verdade, sua fama é anterior à vida política. Júlio Luiz Baptista Lopes notabilizou-se, antes, por uma vida social agitada: namorou beldades como Adriane Galisteu e Astrid Monteiro de Carvalho, além de ter sido apresentador de televisão. Ele podia: como dono do CEL (Centro Educacional da Lagoa) e do Liceu Franco-Brasileiro, certamente não lhe faltavam recursos para a vida de playboy quarentão, ainda que com muitas controvérsias. Vejamos algumas à guisa de exemplo.

Na década de 1990, Júlio Lopes conseguiu fazer com que o Centro Educacional da Lagoa (CEL), uma de suas empresas de educação, obtivesse computadores importados de última geração sem pagar os impostos devidos. Em uma época na qual trazer para o Brasil máquinas de nível mundial era uma novidade cara e demorada, Lopes conseguiu um prodígio de celeridade e isenções questionáveis. Além disso, ele figura no Processo RJ-2005/305 da Comissão de Valores Mobiliário (CVM) sobre “fraude quando da constituição da CEL Participações S.A. – CELPAR, bem como da 1ª emissão de debêntures da referida companhia” que pode ser acessado na íntegra em http://www.cvm.gov.br/port/descol/respdecis.asp?File=5187-0.HTM por quem quiser conhecer o processo em seus detalhes, com destaque especial para os 5 imóveis oferecidos para integralização do capital.

Exemplos apresentados, podemos retornar ao ponto principal. Em política, a versão é mais forte que os fatos ou mesmo as intenções. Um político simplesmente não pode errar no que fala. Paulo Maluf, até aonde se sabe, não é um maníaco sexual – e, entretanto, vai carregar o infame “Estupra, mas não mata!” para sempre. Marta Suplicy, sexóloga de renome, então Ministra do Turismo, em uma tentativa desastrada de minimizar transtornos nos aeroportos diante de uma boa viagem, cunhou o terrível “Relaxa e goza!” Júlio Lopes não terá como escapar de ser conhecido como o Secretário de Transportes que culpou o motorneiro Nelson Correia pelo acidente que custou a vida do próprio Nelson. Isto custar-lhe-á muito em termos de crescimento político. Nelson e os demais morreram pelo descaso criminoso que vem sendo dedicado aos bondes há muitos anos. De fato, Júlio Lopes não criou este problema. Mas também não o solucionou. Como o acidente ocorreu sob sua administração, a responsabilidade é dele. E, para piorar, ele deu uma declaração infeliz, para dizer o mínimo. Para um político, a soma de tais fatores equivale a uma condenação eterna. Simples assim.


Pedro Nascimento Araujo é economista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.