Pular para o conteúdo principal

Coluna do Aléxis “Malabi” Novelino.



Política
Abono ou Abano?!
Essa é a pergunta que me fiz quando recebi a informação de que o Presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, Vereador Silas Bento, e o Prefeito, ?Marquinho? Mendes, anunciaram o abono de R$ 600,00 a dois grupos restritos de servidores municipais, com a curiosa diferença temporal de uma semana.

Silas concedeu o paliativo pagamento para os funcionários da Câmara Municipal, enquanto? Marquinho? O prometeu para os professores, ressaltando que ainda trata-se de uma hipótese.
Obviamente teremos a? Corrente? Que irá elogiar e a que irá criticar, o que eu considero natural por se tratar de um assunto político consideradas as particularidades do município.
Sinceramente, acho que o abono vai ajudar muitas famílias, em especial por estarmos próximos as datas festivas. Afinal, qual chefe de família não gostaria de ofertar aos seus entes queridos uma ceia ou um presente de natal mais digno?!
Particularmente, não sou a favor de medidas paliativas, exceto quando tratamos de assuntos emergenciais relacionados à saúde ou a segurança pública.
É importante frisar que o? Período? Eleitoral já se iniciou (extraoficialmente) e por isso espero que a minha crítica seja vista como coerente e construtiva, já que tem como pretensão acrescentar e não reprimir.
Quando pergunto se essa medida trata-se de um abono ou um abano, é por considerar que ambas as palavras são cabíveis a referente questão, afinal, trata-se de um abono para? Abanar? O ego ferido das respectivas classes beneficiadas.
Se houvesse de fato interesse em fazer algo de bom por essas classes, a proposta seria de um aumento real e não um? Agrado? De fim de ano que somado ao 13º salário aparenta uma falsa e perigosa impressão de conforto, já que estamos tratando de financias e valorização funcional.

O problema é que a Câmara Municipal recebeu recentemente, por intermédio do seu atual presidente, um aumento salarial real de 15% e oferta-los outro em um prazo tão curto causaria um desconforto muito grande para o executivo, que? Nada? Fez/faz de concreto por seus funcionários, concursados ou não.
O aumento dado aos funcionários da Câmara Municipal poderia ser maior e tão digno quanto, mas, infelizmente, o benefício se estendeu aos não concursados, o que eu considero um absurdo por ser nitidamente uma manobra político eleitoreira vergonhosamente permitida por LEI.

Com relação ao aumentado dado aos funcionários do executivo e aos professores públicos, se é que assim posso chamar, eu prefiro me dar o direito ao silêncio por uma questão de educação. Mas com a importante ressalva de que ambas as classes, em sua maioria escravas dos contratos temporários, nada fazem a seu favor, justamente por se permitirem permanecer na condição de escravidão, afinal, além de profissionais todos são cidadãos com o pleno poder de exercer seus direitos.

E assim a sociedade segue conduzindo a cidade, mas não tão vítima quanto se diz. Trata-se de uma questão de conceitos jurídicos e morais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.