Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Marcelo Paiva Paes.



Jânio Mendes uma estratégia no limite.
 
Muitos questionamentos têm sido feitos com relação as posições de Jânio Mendes. Vou dar a minha opinião analisando ou questionando algumas premissas que julgo verdadeiras:

1 - Marquinhos Mendes tentará de tudo para não ter que engolir Jânio como o seu candidato:

Primeiro porque nunca passou pela cabeça dele dividir o seu espólio com alguém que nunca esteve do seu lado na adolescência, nem na política, nem nos campinhos de futsal. Já Alfredo, mesmo tendo se empurrado goela abaixo do Marquinhos, é seu aparentado, e deve ter ido algumas vezes no ginásio ver os jovens que hoje formam a República de Futsal em ação. Quiçá não servia até como tapa buraco na função de goleiro quando algum dos titulares faltava?

2- Então, o que Jânio quer em realmente pouco criticar, ou criticar esporadicamente (como no caso do estacionamento) Marquinhos Mendes?

Quer basicamente três coisas:

1 - Não ser percebido pela população como um candidato ácido e crítico, mas sim como alguém compreensivo e mediador, notem que ele também não faz tanta crítica ao Alair, nem a qualquer outro candidato, ainda que alguns seguidores seus o façam.

2 -  Manter-se como alternativa para os funcionários que, mal ou bem, devem suas nomeações ao prefeito, pois a maioria destas pessoas realmente não suporta as ingerências que Alfredo Gonçalves anda tendo em seus locais de trabalho, e odeiam obedecer, ainda que obedeçam, as suas ordens;

3 - Mostrar para Sérgio Cabral que ele não faz política denunciando ou propondo investigar ninguém, ao contrário faz a política do possível, do meio de campo.

Neste sentido, uma outra pergunta pode ser feita. Porquê Sérgio Cabral manifesta tanto apoio à Jânio Mendes? Respondo: não é por Jânio em si, mas pelo PDT. Sérgio sabe que perderá brevemente o apoio do PT no Rio, e quer manter o diálogo com alguns dos ditos partidos progressistas. Por isso ele  quer Jânio, para manter o seu diálogo com estes setores. E porquê em Arraial do Cabo ele, o Cabral, não apoiará Melman? Porque Melman não é um quadro do PDT, na verdade o PDT mais histórico se faz representar na região por José Bonifácio, e Bonifácio não tem estas afinidades todas por Melman, mas tem pelo Mirinho e pelo Jânio.

Bem, a minha opinião é que Jânio está equivocado em sua estratégia. Se o estivesse assessorando politicamente faria outro caminho. Pois se esta posição pode render-lhe alguns votos na máquina, não é suficiente para mantê-lo próximo do eleitorado que quer mudanças. Em um cenário onde a Lei da Ficha Limpa vingue, esta posição de Jânio não conseguirá bloquear uma súbita e, provavelmente, vertiginosa ascensão de Paulo César em função da memória eleitoral que ele possui, afinal ele já obteve mais de 40% dos votos para prefeito na cidade, fazendo com que cerca de 35 mil eleitores votassem nele, e estes 40% eram votos de oposição ao Alair e ao Marquinhos, pois que estavam juntos.

Alem do que, Silas Bento poderá encarnar melhor do que Jânio esta posição de mediador e compreensivo, ele vai dar uma demonstração disto brevemente no caso do Acyr Rocha. E Silas pode ainda crescer pelo eleitorado evangélico de forma também vertiginosa. Entretanto, Silas não deixou de estabelecer um contra ponto com Marquinhos Mendes num pronunciamento recente na Câmara Municipal. Discursos como aquele, que mostram que ele sempre teria sido companheiro do prefeito, mas que nem por isso deixaria de ter a sua independência e autoridade, comporão a propaganda eleitoral, e alguns eleitores poderão ver na figura do Silas alguém compreensivo, pois não terá batido duro em casos como o do Acyr Rocha dentro do PSDB, mas também como alguém que não submeteu a Câmara Municipal às vontades do prefeito, como fez Alfredo Gonçalves que fugiu da cidade para agradar Marquinhos Mendes e não ser citado pela justiça para dar posse a Alair Correia.

O fato é que Jânio está vestindo uma fantasia que lhe é apertadada demais. Porém ainda é tempo de trocar de roupa, acho que se ele voltar a vestir algo mais confortável há de sentir-se mais à vontade na campanha, e poderá recuperar trânsito pelo lado oposto da máquina, onde, a meu ver, estarão a imensa maora dos votos nas próximas eleições.

Um útlimo ponto. O maior problema desta estratégia do Jânio é que outros candidatos dividirão a máquina, como Silas, e até mesmo Alair. Não tenho dúvidas que se candidato for, e eu acho que será, Alair terá muitos votos na máquina municipal. Então, tudo o que Jânio já fez está bom para disputar estes votos, ele está no limite desta estrégia, a partir daqui ele vai perder muito mais eleitores do outro lado do que os que ele ganhar no lado da máquina serão capazes de compensar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.