Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Paiva Marcelo Paes.






Meu amigo Claudio Leitão respondeu a uma publicação no Blog do professor Chicão. Debatíamos sobre pragmatismo político, uso este espaço para a tréplica:


Meu caro Leitão,

As coisas no PSOL não foram tão azeitadas assim, você está construindo um mundo irreal para justificar, pragmaticamente, uma posição muito beligerante e que após "vazar" para o público em geral, acabou sendo, também pragmaticamente, silenciada pelas correntes internas.

A própria decisão da Heloísa Helena não foi tão dela assim, e foi, sim, uma decisão pragmática, pois levou em consideração chances reais de se ganhar uma posição para o partido no senado.

As discussões internas, muito antes de qualquer votação consensual, versaram sobre as reais possibilidades do partido em ganhar uma cadeira no senado e também disputar as eleições presidenciais, o que não daria para fazer com a Heloísa disputando os dois cargos, obviamente. Então era melhor garantir uma cadeira no senado, e isto é pragmatismo. Como pragmaticamente se discute que você talvez devesse ser candidato à vereador em Cabo Frio.

Ou seja, acreditava-se que para o PSOL aquela era melhor posição, afinal, dentro do pragmatismo político, com Heloísa Helena disputando o senado pelo menos uma cadeira estaria garantida. Ninguém àquela altura poderia imaginar o que aconteceira no senado com a candidatura de Jáder Barbalho no Pará, o fato é que lançando Heloísa Helena ao senado o PSOL, pragmaticamente, garantiria uma cadeira.

E aí veio o pragmatismo sobre o pragmatismo, pois, por outro lado, também não seria bom a Heloísa Helena disputar o senado (e a vitória era dada como certa) e ainda disputar a presidência com uma candidatura por ela apoiada, pois isto geraria uma força muito grande do seu grupo em detrimento de outros gruopos. E neste caso houve um pragmatismo interno que pode ter custado a vaga de Heloísa Helena no senado, afinal a população acompanhou esta queda de braço às vésperas da eleição, e, talvez, se ela tivesse emplacado a sua candidata à presidência pudesse ter conseguido mais força em Alagoas.

Enfim, meu amigo, você está satanizando o pragmatismo político, e isto, ao meu ver, é impensável na política. O que você pode, e deve fazer, é tentar sempre as alianças que possam levar para a lugar melhor esta legião de necessitados. E, claro, reconhecer oa erros quando eles surgrem.

Como eu reconheço o erro do apoio a Marquinho Mendes, mas, para seu conhecimento, quando achei que Marquinho era o melhor candidato o fiz por acreditar que as mazelas do seu governo seriam pela dificuldade de governar com o grupo do Alair Correa, afinal era isto que ele apregoava aos quatro cantos. E eu, naquele momento, achei que a ruptura deste modelo representaria uma mudança salutar para cabo Frio, afinal apontava para o fim de um ciclo que me parecia obsoleto.

Lembro-me que cheguei a falar com o Jânio, que na ápoca não tinha as posições que tem hoje, e pedi a ele que apoiasse Marquinho em sua decisão, afinal se nós nos afastássemos desta decisão poderíamos empurrá-lo para o pior lado. Jânio naquela altura me disse que não confiava em Marquinhos Mendes, e que tudo aquilo era mentira, que não havia nem briga. Eu insisti que era preciso acredtaar, e que se o aopiássemos poderíamos mostrar um outro caminho.

Errei, era uma mentira, mas costumo dizer a quem me abroda sobre este erro, e já disse isso ao Alair, que se eu errei em acreditar nele, levei apenas alguns meses para perceber a verdade, enquanto o grupo do Alair e o próprio Alair levaram doze anos acreditando nele.

É isto meu amigo, as coisas seguem no seu rumo e você, como disse acima, também está discutindo pragmaticamente com o partido e com seus apoiadores qual seria a melhor candidatura para você neste momento. A minha modesta opinião é que é muito melhor tê-lo como vereador do que apenas como candidato a prefeito, pois precisamos construir pontes antes de atravessar os rios de grandes correntezas.

Um abraço

Marcelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.