Pular para o conteúdo principal

Imperativo Categórico Moral.



Por Pedro Nascimento Araujo

Na semana passada, o Estado do Rio de Janeiro ganhou um novo Comandante-Geral da Polícia Militar. Após pouco mais de 2 anos à frente da corporação, Mário Sérgio Duarte, coronel da PM, sai de uma maneira que, a acreditar no que foi dito pelo próprio, por seus superiores, seus comandados e fontes ouvidas pela imprensa ao longo da semana, é absolutamente diferente: com honra e respeito - ao povo, ao cargo, aos superiores e aos comandados. Em um Estado no qual tais trocas costumam ter interesses políticos asumidamente em primeiríssimo lugar, não deixa de ser alentador ver uma demonstração de espírito público como a que Mário Sérgio ao pedir exoneração.

O coronel disse que a saída dele era um "imperativo categórico moral" decorrente de ter sido dele a decisão de promover o tenente-coronel Cláudio Luiz, posteriormente acusado de ser mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, ao comando do Batalhão de São Gonçalo. Como suspeita-se que o tenente-coronel tenha-se valido de sua posição para perpetrar o crime, Mário Sérgio assumiu sua responsabilidade, diferentemente do que costumeiramente verificamos no Brasil. De fato, o normal seria o coronel alegar inoência e desconhecimento da situação para manter-se no cargo a partir de dois fatos. Primeiro, a própria ficha do tentente-coronel na corporação não permite suspeitar dele e, segundo, a mudança de comando que levou Cláudio Luiz ao comando do Batalhão de São Gonçalo foi uma operação de rotina com frequência quase anual e que envolve 2 dezenas batalhões. Mário Sérgio, agiu ao contrário do que se vê até mesmo no cargo mais elevado do setor público brasileiro, como ficou latente no exemplo máximo que foi-nos dado pelo então presidente Lula da Silva, que sempre alegou desconhecer e, portanto, não poder ser responsabilizado por aquilo que de errado faziam aqueles cujas nomeações ele próprio assinava.

Infelizmente, longe de uma exceção, o comportamento de Lula da Silva apenas espelhou o que sempre foi feito aqui: uma fuga sistemática das responsabilidades associadas ao poder. Algo que não ocorre em outras paragens. De fato, quando um político americano, europeu ou japonês é flagrado em ações desonrosas, suas ou de seus sobordinados, tanto na esfera particula quanto na pública, a renúncia é consequência direta. Casos extraconjugais, recebimento de favores de empresários, uso de caixa de campanha eleitoral clandestino, subordinados recebendo propina, uso privado de recursos público, assessores fantasmas, abuso de autoridade ou distribuição de passaportes funcionais a parentes - não importa a origem do erro, o resultado sempre é renúncia e seu consequente ostracismo político, além das eventuais implicações legais. Como se nota facilmente, nada que faça um político brasileiro ou sair espontaneamente de seu cargo ou ser sacado por seus superiores.

Fossem os políticos brasileiros honrados, uma atitude como a do coronel Mário Sérgio não deveria merecer uma linha sequer. É um triste sintoma de nosso atraso constatar que aqueles que estão no topo simplesmente não têm honra suficiente para assumir suas responsabilidades.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.