Pular para o conteúdo principal

Terceirização.



Por Aléxis “Malabi” Novellino

De uns tempos para cá muito se ouve falar em terceirização e para muitos a inevitável pergunta:
O que vem a ser essa tal terceirização? Para alguns é um luxo e para outros, um lixo.
No geral, a terceirização consiste em contratar uma empresa prestadora de serviços ou produtos para fornecer a quem de direito o serviço acordado entre as partes.
A vantagem de se trabalhar com a terceirização é que os encargos trabalhistas, que ultrapassam a barreira do absurdo no Brasil, ficam por conta da empresa contratada que, por sua vez, mudam a ?pessoa jurídica? normalmente a cada três anos para burlar a Receita Federal e a Justiça Trabalhista.
Ressalta-se que elas agem dessa forma com total naturalidade, considerando o falho sistema de fiscalização e que a maioria de seus funcionários não recorre à justiça em busca dos seus direitos, graças aos acordos extrajudiciais, na maioria dos casos.
Ao contratar uma empresa terceirizada deve-se ter conhecimento de imediato que isso lhe custará no mínimo um ágio de 30% sobre o valor bruto real e quando se trata de obras a serem prestadas a órgãos públicos ou a administradoras de condomínios, por exemplo, acrescenta-se em média mais 10% a esse valor.
Esses 10% é conhecido popularmente como ?Lobby?, ou seja, é uma verba destinada exclusivamente ao intermediador na contratação entre as partes.
É importante frisar que esse valor, em muitos casos, é ilegal e que é repassado de forma ?discreta?, normalmente por intermédio do superfaturamento no contrato final.
É muito comum observar a sociedade reclamar que uma determinada obra está muito além do valor real, lembrando que em muitos casos essas observações são feitas sem nenhum fundamento, apesar de em sua maioria tratarem de casos concretos.
Para que essas reclamações sejam acompanhadas de provas reais, faz-se necessário o uso de algumas ferramentas importantes e a maior delas é o site que oferece gratuitamente para a sociedade a tabela com o valor médio do CUB (Custo Unitário Básico), lembrando que o valor refere-se ao metro quadrado.
No site é possível acessar os valores das tabelas por região, ou seja, reduzindo ao máximo a margem de erro no valor final.
A importância desse site é apresenta-lo um cálculo muito próximo do real, permitindo saber se trata-se de uma obra terceiriza, considerando a margem de acréscimo de 30% e, mais importante ainda, se houve ?Lobby? ou superfaturamento.
Portanto, deixo aqui essa importante dica para que ao contestar o possível valor de uma obra, seja ela pública ou privada, você possa fazer esse questionamento de forma segura, eliminado qualquer possibilidade de erro.
Façam bom uso!
https://www.cub.org.br/
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.