Pular para o conteúdo principal

Coluna do Aléxis “Malabi” Novelino.



Religião na Política ou Política na Religião?!

Constantemente vemos publicações nas principais mídias do país usando o termo Bancada Religiosa, o qual se refere aos políticos que, de alguma forma, possuem vínculo com uma determinada religião.
Vale lembrar que esses vínculos são vetados por lei federal, conforme se observa no texto abaixo, extraído na íntegra da Constituição Federal.

- Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes, relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

II - recusar fé aos documentos públicos;

III - criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.


Considerando que esses mesmos políticos são legisladores, em sua maioria, devemos nos preocupar com a atuação deles e fiscalizar ao máximo.
Em uma dessas matérias, há um trecho em que faço questão de reproduzir, respeitado o devido crédito ao Jornal O Globo Online.
- Existe um paredão do fundamentalismo religioso no Congresso, que se sobressai ao estado laico, afirmou. A pesquisadora citou uma proposta de emenda à Constituição que pretende autorizar agremiações religiosas a contestar leis no Supremo. Eles estão cercando por todos os lados e têm maioria no Legislativo, avaliou. -
Não tenho nada contra nenhuma religião e, essa semana, tive a oportunidade de ler uma das melhores definições para representar o meu entendimento sobre esse delicado assunto, no qual se diz que a fé une, mas a religião separa.
É inegável que há uma minoria de formadores de opinião conduzindo a religiosidade como um próspero comércio e é lamentável que pessoas de bem, sejam tão ingênuas a ponto de enriquecerem esses indivíduos, que a cada dia mais dominam diversos segmentos sociais e privados.
Enquanto esse domínio for restrito aos seguidores dessas religiões, não podemos fazer nada além de lamentar, mas, à partir do momento que eles passam a intervir no desenvolvimento da sociedade em geral, creio que o resultado final a médio prazo será amargo.
Trouxe esse assunto para a pauta no intuito de que todos nós, independente de opção religiosa, possamos fazer observações mais críticas no que se refere a esse assunto.
Espero que haja compreensão por parte da maioria dos leitores e que reflitam sobre esse importante assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.