Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Taylor Jr.



Lei 2.386/2011

Olá amigos e leitores do Cartão Vermelho, na minha coluna de hoje pretendo dar continuidade aos quatro projetos de minha autoria que viraram lei.

A lei 2.386/2011, que já foi o Projeto de Lei 063/2011, cria o Dia Municipal das Associações de Moradores, que será comemorado anualmente a cada dia 12 de julho.

Como é de conhecimento de todos, a Associação de Moradores é uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, que visa contribuir, para a melhoria das condições de vida e habitabilidade dos seus moradores.

A relação da associação com a comunidade se constitui por meio do conjunto das atividades que se materializam mediante o uso de uma série de instrumentos e estratégias comunicacionais. Esta relação é estabelecida no âmbito da associação e fora dela também com os agentes externos públicos ou privados. Cabe, na verdade, a associação cuidar da comunicação do agente externo e a relação destas instituições com a comunidade, desta forma a associação desempenha o papel de mediador da comunidade com as estâncias externas.

A Associação exerce papel fundamental para a comunicação da comunidade entre si e a esfera pública e privada, auxiliando a população envolvida a exercer a cidadania.

Não resta dúvida, que a Associação de moradores tem contribuído sobremaneira para atenuar os efeitos da desigualdade social, já que sem a união das pessoas da comunidade não há desenvolvimento local, por certo só a comunitarização leva a pessoa a repensar a comunidade e seu viés no entendimento desta nova maneira de pensar o que é realmente desenvolvimento local, sob as conotações mais variadas.

Sabemos que o desenvolvimento local é um processo em construção, uma nova concepção que aflora o verdadeiro sentimento de pertencer a um grupo comunitário e estimula o indivíduo na construção do novo entendimento do sentido coletivo das ideias e da perspectiva de construção social e as Associações têm funcionado como despertadores das potencialidades de seus membros, que num futuro bem próximo, certamente assumirão a condição de também intermediadores, fortalecendo assim a comunidade.

É de fundamental importância o trabalho das Associações de Moradores, pois elas têm a capacidade múltipla de vivenciar, de querer, de criar, de participar, de entender, de informar, de conhecer, de aprender, de propor, de discutir, de consenso e de perseverar na busca de soluções para o crescimento social das comunidades. Sendo assim as Associações têm se constituído no diferencial incentivador das potencialidades locais, obtendo na própria comunidade a parceria para a consecução dos objetivos perseguidos.

Com essa lei aprovada temos em definitivo a obrigação de reconhecer a indiscutível importância das Associações de Moradores na nossa sociedade, não permitindo que ninguém mais prejudique nossa luta comunitária, e que seu valor seja para sempre lembrado.
             
Dr. Taylor da Costa Jasmim Júnior é medico e está vereador em Cabo Frio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.