Pular para o conteúdo principal

Putin I da Rússia é Desafiado.



Por Pedro Nascimento Araujo

Algo quase inédito acontece na Rússia. O país tem um histórico de brutalidades políticas. Na Rússia, czares absolutistas brutais foram substituídos por bolcheviques brutais e, após um interregno democrático, estava caminhando para um regime de partido único no melhor estilo do PRI mexicano - a infame "ditadura perfeita", com Vladmir Putin, ex-agente da temida KGB, há 12 anos comandando o país, primeiro como presidente e atualmente como primeiro-ministro do presidente Medvedev, homem de confiança dele, está pronto para disputar em 2012 a presidência por mais 6 anos.

O povo da Rússia, tal e qual o sapo do provérbio, foi lentamente sendo entorpecido pelo aumento gradual e constante da repressão às liberdades e às oposições impostos por Putin através de seu partido Rússia Unida. Agora, o povo parece ter percebido que, se a água esquentar um pouco mais, será irreversivelmente cozido na panela de Putin. O despertar so povo russo, que de tão recente e incerto nem apelido tem, chocou o mundo. Nas ruas de Moscou e São Petersburgo, pessoas desafiam o frio russo para protestar contra as fraudes que o Rússia Unida promoveu nas últimas eleições parlamentares do país.

Putin tenta entrar em um seleto clube de tiranos russos, uma escola de líderes brutais, que inclui de Ivan, o Terrível, a Stálin. Putin vinha fazendo seu dever de casa, perseguindo a imprensa livre e utilizando-se de métodos da KGB para calar opositores - em muitos casos, para sempre - e dominar a cena política do país. O povo russo estava capitulando em silêncio, como gado resignado rumo ao matadouro. Na verdade, não somente o povo russo, mas os países sobre os quais a Rússia, tanto na época dos czares quanto na dos bolcheviques, teve domínio militar. Entre outros exemplos, Putin interferiu diretamente sobre a Ucrânia, quando tentou matar Yushchenko ou nas ações para tentar criar na separatista Ossétia do Sul um satélite russo.
Mas é no cenário doméstico que Putin mais age para acabar com a incipiente democracia russa. Controlando o parlamento do país através de trocas de favores e repress ão a vozes dissonantes com prisões arbitrárias, ele reinava como um czar informal, um caricato Putin I da Rússia, extemporâneo e ameaçador. Putin tira grande parte de seu poder da intimidação que consegue com o uso desmedido desse mesmo poder. Agora, quando até mesmo a imprensa do país, que vive sob uma censura não escrita, é obrigada a cobrir os protestos devido à dimensão que tomaram, Putin enfrenta um desafio enorme: ditadores não oficiais simplesmente não podem agir como ditadores oficiais. Para o povo, ficou claro: Putin pode ser desafiado porque ele, assim como um ditador oficial, mobiliza tropas, helicópteros etc. para impedir os protestos, mas, ao contrário de um ditador oficial como Bashar al-Assad da Síria, Putin simplesmente não pode ordenar massacres ao povo.

Há, evidentemente, grupos heterogêneos na coalizão informal contra os desmandos de Putin, que podem se desentender de forma violenta. A prova de fogo será na véspera do Natal dos cristãos ocidentais (para os ortodoxos russos, o Natal cai dia 7 de janeiro, que equivale a 25 de dezembro no antigo calendário juliano), quando deve haver grandes protestos em todo o país e a vontade do povo russo em desafiar Putin poderá ser vista. Com os protestos ganhando força no gigantesco país, Putin I pode ter de recuar. Se isso gerará mais liberdade para o povo russo, que ao longo de sua história quase nunca pôde experimentar a democracia, apenas o tempo dirá: naquelas terras de climas duros e almas calejadas, tudo é possível. Ainda assim, é sempre bom para a humanidade quando um povo levanta-se contra um aprendiz de tirano.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.