Pular para o conteúdo principal

Coluna do Aléxis “Malabi” Novelino.


Tragédias Anunciadas.

Não é novidade para ninguém que centenas de municípios nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro encontram-se em estado de emergência, nos quais milhares de famílias perderam uma vida inteira de economia.

Sempre defendi a teoria de que a história é cíclica e que isso se aplica também para os desastres naturais.

Sabemos que os órgãos públicos responsáveis pelo estudo e fiscalização das áreas de risco são ineficazes, não por incompetência, mas por mero descaso que tem como base o interesse maior, mais conhecido como VOTO.

Em todas as áreas que se encontram em estado de emergência percebe-se nitidamente que são vales, cercados por relevos das mais variadas dimensões. Logo, torna-se nítido que as tragédias eram anunciadas.

Trazendo essas possibilidades reais para a nossa cidade, podemos citar algumas encostas nos bairros da Gamboa, que já houve óbito em razão de obras feitas as margens do morro, na encosta que está prestes a cair na subida da Ponte Feliciano Sodré, no bairro Jacaré e Boca do Mato, aonde constantemente há invasão de áreas indevidas, além de algumas outras que aparentam ser inofensivas, o que eu considero mais preocupante ainda.

Quando se vai construir nessas localidades o primeiro estudo a ser feito deve ser realizado por uma equipe de geólogos, biólogos, agrônomos, engenheiros, arquitetos e, acreditem, historiadores, esses, devem ser os primeiros a serem consultados, pois há desastres naturais específicos que ocorrem com intervalos de cem anos, ou seja, uma geração inteira.

Resumindo, é preciso dar valor aos profissionais que realmente entendam do assunto e fazer com que eles deixem de lado o ego de suas respectivas funções e passem a trabalhar em benefício da razão e do bom senso para que a sociedade seja beneficiada.
Essas argumentações deveriam ser exercidas por questões óbvias, mas certamente será mais uma que só será respeitada mediante a força da lei e com penalidades severas para os responsáveis pelo estudo e pela execução das construções, caso sejam de fato permitidas.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.